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MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

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Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

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quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FORMAL NO BRASIL

O Brasil figura-se em penúltimo lugar quando está em questão uma educação formal de qualidade. O que faz um país que está entre os mais ricos do mundo, ( de acordo com o PIB- Produto Interno Bruto) ter uma educação de países com PIB INFERIOR ao nosso? Uma educação de qualidade está relacionada com investimentos, ou faz parte da cultura do povo, que precisa  valorizar a escola? A matéria que gerou essas indagações, está explanada no site da UOL, confiram no link abaixo.
 

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação.

 
O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. Continuem lendo a matéria aqui: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2012/11/27/brasil-fica-em-penultimo-lugar-em-ranking-global-de-qualidade-de-educacao.htm.

Reflexão filosófica:

1) De acordo com sites oficiais, todos os brasileiros estão dentro de uma escola, ou seja, universalizou-se as matrículas. Contudo, não houve uma universalização na qualidade. O que fazer para agregar universalização e qualidade educacional? Como fazer do Brasil uma 6ª potência no quesito ensino de qualidade? São esses questionamentos que os nossos governantes deveriam ouvir. E você, o que acha da situação educacional em nosso país? A sua opinião pode não mudar o mundo, entretanto, alguém vai reconhecer que nem todos são alienados e acomodados. Acorda Brasil!



NOTÍCIAS SOBRE O SARESP 2012

Estudantes da rede estadual participam da última etapa do Saresp 2012.

http://www.flickr.com//photos/educacaosp/sets/72157632126093594/show/osp/sets/72157632126093594/show/

Entre hoje (28) e ontem (27), mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados no ensino estadual participaram das avaliações do Saresp 2012. No total, 2,3 milhões de alunos das redes estadual, municipal e particular do estado de São Paulo realizaram o exame.
Estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio concluíram hoje (28) a último prova, que tem como objetivo coletar informações sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
Neste segundo dia, os alunos da E.E Canuto do Val comentaram sobre a realização do exame. Wesley Santos Silva, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental afirma que “a prova é boa para avaliar o que os alunos sabem em cada matéria e como está o desempenho da escola”.
Já Alessandra de Souza, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental comenta que seu desempenho foi muito bom. “Da maneira como os professores ensinaram o conteúdo ao longo do ano ficou fácil entender o que estava na prova”, ressalta a estudante.
Para professora de Inlgês da unidade, Maria Cristina Bocuzi Rodrigues, a participação dos alunos este ano foi importante e significativa. " Trabalhamos durante o ano inteiro a importância do exame. Esta avaliação nada mais é do que o reflexo do que trabalhamos ao longo de todo o ano”. Fonte da matéria: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/estudantes-da-rede-estadual-participam-da-ultima-etapa-do-saresp-2012

REMOÇÃO DE DIRETORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA

Diretores e Quadro de Apoio Escolar já podem consultar resultado do Concurso de Remoção


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Os Diretores de Escolas e servidores públicos que compõem o Quadro de Apoio Escolar (QAE) - Agente de Organização Escolar, Agente de Serviços Escolares, Secretário de Escola e Assistente de Administração Escolar – inscritos no Concurso de Remoção já podem conferir o resultado por meio da página do GDAE.
Diretoria de Ensino de Lins recebe secretário-adjunto para reunião
Secretário-adjunto participa de reunião com equipe da Diretoria de Ensino de Penápolis
O acesso deve ser feito por meio de senha e login do candidato. Caso o servidor não possua ou tenha esquecido seus dados do sistema, ele deverá acessar a página do GDAE, clicar em “Manual Para Acesso ao Sistema” e seguir as orientações ali contidas.
As informações sobre o Concurso de Remoção e a relação de vagas podem ser consultadas aqui.
 
Fonte da matéria: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/diretores-e-quadro-de-apoio-escolar-candidatos-ja-podem-conferir-resultado-do-concurso-de-remocao 


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PAGAMENTO DO MÉRITO PARA OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

Será pago nesta  terça-feira dia 27 de novembro, o valor do Mérito aos professores que fizeram a prova no mês de julho de 2012. Os servidores receberão os créditos retroativos ao período de 01/07/2012 a 30/09/2012. Para mais informações acesse o link abaixo:  http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/merito-pagamento-retroativo-do-beneficio-sera-feito-amanha-27
 
 

Hoje é o último dia para se inscrever na 3ª Edição do concurso Aprender e Ensinar

 
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Se você é professor da rede pública e se esforça para criar novas maneira de utilizar a tecnologia na sala de aula, aproveite hoje para se inscrever na 3ª Edição do concurso Aprender e Ensinar, pois é o último dia. Os professores classificados como os seis mais criativos no uso de tecnologias sociais para o ensino ganharão uma viagem para a Tunísia, em março de 2013, para participar do Fórum Social Mundial. Link para acessar o concurso: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/hoje-e-o-ultimo-dia-para-se-inscrever-na-3-edicao-do-concurso-aprender-e-ensinar .


domingo, 25 de novembro de 2012

O PROFESSOR ESTÁ PRONTO PARA INSERIR NA SUA PRÁTICA DOCENTE A CULTURA DIGITAL?

 E aí pessoal, o mote agora é a inserção das tecnologias de informação no Currículo escolar como protagonista em uma educação de qualidade. Aproveitando a temática que está fazendo parte da pauta de vários cursos, resolvi tecer algumas considerações, problematizando um podcast de Léa Fagundes, matéria do curso Proinfo-MEC. Participe, de a sua opinião ela é muita importante para construir um pensamento qualitativo sobre o Currículo escolar.

Ao analisar o podcasts de Léa Fagundes, percebe-se a complexidade do contexto escolar e a inserção das tecnologias no Currículo. Parafraseando a autora, não é inserir as novas tecnologias no Currículo escolar, e sim adaptar o contexto escolar, a cultura digital. Em outras palavras, a simples colocação de recursos tecnológicos dentro das unidades escolares, não produzirá conhecimento, além do mais, trabalhar com as novas tecnologias não significa abandonar o Patrimônio Histórico da Humanidade, acumulado ao longo do tempo, pelo contrário, as tecnologias devem estar a serviço dos conteúdos, e, é inimaginável conceber um Currículo sem informações, que, diga-se de passagem, começa na escola e ultrapassa os muros dela, adentrando na sociedade e na era digital. A priori, a simples colocação de computadores, Internet e outros recursos digitais na escola sem agregá-las ao Currículo, provavelmente servirão como marketing. Por conseguinte, podemos elencar as contribuições de Vygotsky, (2010, p. 15) que percebe os seres humanos como indivíduo teórico histórico-cultural. Podemos buscar nessa linha de raciocínio, explicação para as transformações tecnológicas que estão ocorrendo na sociedade e adentrando nas escolas. Quando Léa Fagundes explana a importância de integrar o Currículo escolar a cultura digital, isso significa que só existirá a construção do conhecimento com as tecnologias, quando dentro das unidades educativas conceberem a interação entre o Currículo (teoria/prática), e a Cultura, (histórico/social) como elementos norteadores no processo de aprendizagem dos alunos.

Referências:

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85175/conteudo/index.html



sábado, 24 de novembro de 2012

CURRÍCULO E O USO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS NA CONTEMPORANEIDADE.


Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula? Resolvi tecer algumas considerações sobre a temática, algo que na atualidade incomoda muitos profissionais das instituições educativas. Diante do contexto atual na sociedade e nas escolas é possível juntar tecnologias, Currículo e uma aprendizagem qualitativa? A princípio, é preciso aprofundar na concepção de Currículo e a sua complexidade na Contemporaneidade frente a mudanças estruturais na sociedade, influenciando nas unidades educativas. Dessa forma, evoca-se Vasconcellos, (2010, p. 133) sobre o conceito de Currículo: “Refere-se tanto à proposta feita pela instituição, quanto ao caminho, ao trajeto que o discente percorre no período de sua formação escolar”. Seguindo o raciocínio de Vasconcellos, Currículo são todas as ações ocultas ou não realizadas no interior das escolas e fora dela. Certamente um currículo voltado para o mundo digital é aquele que articulará o mundo extraescolar com o interescolar, primordialmente quando se almeja uma educação de qualidade, ou melhor, absorvendo as informações acumuladas nos alunos e transformando-as em conhecimentos com o uso das tecnologias disponíveis na escola, tarefa nada fácil, quando se tem uma escola com estrutura inflexível. Buscar um Currículo agregado à cultura local, não necessariamente significa o abandono dos conteúdos, pelo contrário, esses funcionarão como alicerces na utilização das tecnologias como ferramentas pedagógicas, subsidiando na prática docente através das pesquisas, jogos, hipermídias, hipertextos, entre outras ferramentas disponíveis na Web, entretanto, jamais deixar de lado o Patrimônio Histórico da Humanidade, ou seja, o Currículo não se desenvolve sem conteúdo e, conteúdo não sobrevive no contexto escolar, sem o Currículo. Sendo assim, quando se pensa em Currículo propriamente dito nas unidades escolares, antes de tecer as considerações cabíveis, se necessita uma abordagem da temática do ponto de vista dialético.

Por consequência disso, o caminho que o aluno perpassa até chegar à unidade educativa é de fundamental importância, no momento da elaboração da Proposta Pedagógica. Diga-se de passagem, essa denominação chama-se reflexão filosófica, outrossim, ter uma visão holística da situação, observando na Cultura da qual o indivíduo faz parte um elemento em potencial que deve ser aproveitada nas unidades educativas, e mais, fundi-las com os conteúdos da diversas Áreas do conhecimento, pois é inimaginável pensar no Currículo escolar separado e fragmentado em relação a comunidade nas mediações da escola, sobretudo, do mundo digital e as transformações tecnológicas e sociais que estão em uma estágio de desenvolvimento vertiginoso.

Referências bibliográficas:

 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos.Coordenação do trabalho pedagógico:do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Editora Libertad. 2010, 53.

______________________________. Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo. 3ª Edição. São Paulo: Editora Libertad. 2010.

 

APOSTILA DE ESTÁGIO PROBATÓRIO

APOSTILA DE ESTÁGIO PROBATÓRIO



ORIENTAÇÃO TÉCNICA: 23/09/2008

 
 
 
 
 
 
ELABORAÇÃO:
CRISTTY ANNY SÉ HAYON - CELP
MARCIA DELMA PACE DELGADO - Assessoria
 

 

I – INTRODUÇÃO

 

A previsão do Estágio Probatório ao integrante do Quadro do Magistério, nomeado por concurso público, delineada atualmente, não existia na Administração Estadual, bem como, qualquer tipo de avaliação com a finalidade de aquisição da estabilidade ou exoneração do cargo, em caso de desempenho insatisfatório.

 

II - LEGISLAÇÕES

A aquisição da estabilidade, pelos servidores nomeados por concurso público, está prevista no artigo 41 da Constituição Federal de 1988 com redação dada pelo artigo 6º da Emenda Constitucional nº 19/98, disciplinada, nesta Pasta, pelo Decreto nº 52.344 de 09 de novembro de 2007, publicado no D.O.E. de 10/11/07 e pela Resolução SE nº 66 de 02 de setembro de 2008, publicada no D.O.E. de 03/09/08.

 

III - OBJETIVO

O escopo do Estágio Probatório é submeter o integrante do Quadro de Magistério às avaliações periódicas de desempenho, possibilitando ao mesmo adaptar-se, enfrentar desafios, colocar em prática seus conhecimentos e construir relações de confiança, sempre com responsabilidade para com o trabalho.

 

IV - GARANTIAS

 

O integrante do Quadro do Magistério declarado estável nos termos do artigo 41 da CF/88, só perderá o cargo:

-   Em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

-   Mediante processo administrativo, assegurada a ampla defesa;

-   Por procedimento de avaliação periódica de desempenho.

 

CONTINUA LENDO A APOSTILA AQUI: APOSTILA DE ESTÁGIO PROBATÓRIO PROFESSOR DA REDE ESTADUAL.  

Lembre-se as vezes as injustiças são cometidas por não saber a Legislação.


 

 

 

 

 

 

 

 

 


terça-feira, 20 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: CURIOSIDADES: DIA DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA.

 Fonte da imagem:http://eepirassununga.blogspot.com.br/2011/11/bandeira-do-brasil.html
 
 

Ao lado bandeira do Império brasileiro.
 
Muitas vezes paramos para refletir sobre a informação e o conhecimento, o quão complexo são essas categorias. Houve um tempo em que a informação e o conhecimento eram fontes eternas da verdade, assim, aprendizagem escolar era considerada para o resto da vida. Contudo, com o advento das novas tecnologias e, primordialmente da Internet, o processamento das informações passou a fluir vertiginosamente, as verdades inquestionáveis foram colocadas em cheque e muitas mentiras foram erradicadas. No mundo contemporâneo a informação e o conhecimento são duas classes que nascem com prazo de validade e, precisamos constantemente buscar a inovação, formação e atualização se quisermos acompanhar essa evolução, do contrário seremos transformado num profissional obsoleto e descartável. Grosso modo, fiz um gancho com as produções de informação e do conhecimento, elencando as mudanças nessas vertentes, para explicar algumas verdades que foram perpetuadas ao longo do tempo. Entre tantas, resolvi tecer algumas considerações sobre o “Dia da Bandeira Nacional”, a sua origem, as cores e o abandono nas instituições públicas em relação a esse patrimônio. A priori, explanarei algumas indagações: por que não se comemora mais o Dia da Bandeira nas escolas? Quais os significados das cores da Bandeira Nacional? Quem foi o mentor da Bandeira brasileira? Como no mundo atual as verdades estão com as validades vencidas, o importante não são as respostas e, sim as futuras perguntas que surgirão de uma resposta. Partindo desse pressuposto, vamos aos questionamentos, a começar sobre a comemoração no Dia da Bandeira nas escolas. Em outras palavras, as atividades comemorativas, em boa parte das escolas foram colocadas de lado, e o motivo é porque ninguém cobra dos responsáveis. Quanto às cores, ledo engano pensar que as mesmas representam as matas, o ouro, o céu, a água e outros recursos naturais, essas verdades foram consolidadas pelos governantes e o povo. A princípio, as cores estão relacionadas com a família real, a quem D. Pedro I pertencia, durante o tempo em que foi Imperador no Brasil. Diga-se de passagem, a nossa Bandeira usufruiu um pouquinho de tinta das cores do Império português. Por consequência, a Bandeira foi obra de Benjamin Constant, no dia 19 de novembro de 1989, logo após a Proclamação da República, no dia 15 do mesmo mês. Considerações finais: Em um mundo onde as transformações ocorrem a todo instante, é imprescindível pesquisar, problematizar, ser crítico consciente com as verdades preestabelecidas perante a sociedade. Enfim, as cores da Bandeira sendo justificadas como sendo obras de D. Pedro I, não soaria bem para os governantes e a população, que concebiam no Império um inimigo da República, assim, a única saída foi inventar algo para acalmar os ânimos do povo e, nada melhor do que pegar algo nacional, as matas (verde), o ouro(amarelo), o céu (azul) e o branco( paz).

 

ARTIGO DE OPINIÃO: UM MAPA DA VIOLÊNCIA NO BRASIL

 
 
 

Analisando a violência que assola o país, primordialmente, no Estado de São Paulo, algumas coisas são incompreensíveis: de acordo com Instituições Financeiras Internacionais, o Brasil é a 6ª potência econômica mundial, então, por que não se investe mais na segurança pública? E mais, de acordo com uma notícia veiculada pela UOL, houve um aumento de 400% nas previsões de gastos com a segurança, devido aos eventos da Copa do Mundo que se realizará no país em 2014. E a população até lá, ficará a própria sorte? São essas indagações que incomodam e não conseguem convencer, percebe-se muito dinheiro e pouca vontade para resolver o problema. Contudo, a intenção aqui não é fazer uma análise econômica da violência em território nacional, e sim, traçar uma retrospectiva sobre a origem, proliferação e descontrole. Sendo assim, chama-se a atenção para o mapa dos envolvidos com os crimes em nosso país, não generalizando, a maioria está na faixa etária de 30 anos. Alguns devem estar questionando: Qual a analogia entre as pessoas envolvidas no crime e a sua idade? É simples, e utilizarei uma das quatro operações da matemática de forma interdisciplinar com a História e a Legislação Brasileira. Historicamente falando, o Brasil ficou aproximadamente 21 anos sobre uma Ditatura (1964-1985), ou seja, as liberdades individuais e coletivas foram usurpadas do povo. Partindo desse pressuposto, para suprir esses anos de chumbo, a abertura política e a promulgação da Constituição e 1988, e outras Leis, reconheceu mais os direitos do que os deveres. Por consequência, os Legisladores fizeram uma lei que, diga-se de passagem, muito permissiva, em que se reconhecem somente os direitos dos indivíduos, fazendo com que a maioria da população confundisse Liberdade com: “pode-se fazer o que bem entender”, ou melhor, ter somente direitos, e não obrigações e punições. Matematicamente falando todas essas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorreram na segunda metade da década de 80. Partindo dessa linha de raciocínio, quem nasceu nos anos 80, tem aproximadamente 30 anos de idade, assim, boa parte dessa parcela conheceu a maleabilidade dessas leis no Brasil, aproveitando da mesma para cometer delitos. Todavia, é só aprofundar na flexibilidade do nosso Código Penal, que, aliás, é bem anterior à Constituição, sem contar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que tolera bem as apreensões de jovens, além de não permitir o trabalho entre eles, deixando livres para estudar, porém, muitos não fazem nenhum e, nem outro, acaba indo para o lado errado da vida. Considerações finais: no sistema capitalista quando alguns ganham, outros perdem, e, entre tantos ganhos, se encontra a liberdade feminina e, a sua inserção no mercado de trabalho (uma das maiores conquistas das mulheres), entretanto, alguém perdeu, a maioria das crianças que passaram a ser enviadas a cuidados de terceiros, das creches, das escolas ou das babás. O mapa da violência no Brasil esconde essa complexidade, e do jeito que as coisas estão fluindo nem GPS (Sistema de Posicionamento Global) encontrará o foco para erradicá-lo. Acorda Brasil!



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ENSINO TÉCNICO PARA TODO O ESTADO?

 

Ensino Técnico é ampliado para todo o Estado com o programa Vence

O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico está de cara nova. Com o nome Vence, a iniciativa traz grandes novidades para os estudantes de escolas estaduais paulistas.
A primeira delas é a expansão do programa, a partir de 2013, para todos os 645 municípios do Estado. Até 2012 a iniciativa era destinada apenas para cidades com mais de 40 mil habitantes, que somavam 155 municípios. Com a expansão, serão mais 23.572 vagas.
Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec), o programa atendia apenas 94 cidades, com mais de 80 mil habitantes e era destinado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora, o programa passará a atender também estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
O objetivo é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. “É fundamental oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade que possa prepará-los para o mundo do trabalho”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.
Modalidade concomitante
Para 2013, serão abertas mais 20 mil vagas para a modalidade concomitante. Neste modelo, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. A Secretaria da Educação investirá, para possibilitar esta nova oferta, mais de R$ 100 milhões no próximo ano.
As inscrições para a modalidade começam amanhã, 20 de novembro. Alunos interessados em se inscrever devem acessar a página do Programa e efetuar seu cadastro, até o dia 10 de dezembro. As aulas terão início em fevereiro do próximo ano.
Vale lembrar que o Vence, na forma concomitante, já atende 24 mil estudantes da rede estadual paulista. Destes, cerca de 15 mil concluirão seus cursos técnicos já em 2013. Esses jovens puderam escolher entre 56 cursos de formação profissional, oferecidas por 174 instituições de ensino técnico credenciadas pela Secretaria da Educação.
Os cursos técnicos oferecidos pelo Estado atualmente no modo concomitante são distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.
Modalidade integrada
Na modalidade integrada do Vence, os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos.
Para 2013, a modalidade deve contar com a abertura de mais 3.572 vagas, em 24 cursos técnicos em 55 municípios paulistas, além da adesão de novas escolas ao programa. As inscrições para o modelo integrado por meio da parceria com o Centro Paula Souza estão encerradas e as provas acontecem no dia 2 de dezembro.
Já o cadastro de alunos interessados em fazer os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo deve ser feito até o próximo dia 30. São oferecidas 1.200 vagas em 16 cursos técnicos. Caso a procura seja maior do que a oferta, haverá sorteio nas respectivas diretorias regionais de ensino entre os dias 3 e 7 de dezembro.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30/11 nas secretarias das escolas selecionadas em 15 municípios paulistas. Confira a relação por meio deste link.
Atualmente, a iniciativa atende a 31 mil jovens, sendo 28.535 matriculados na modalidade concomitante e 2.600 no modelo integrado. (Fonte da matéria: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/ensino-tecnico-e-ampliado-para-todo-o-estado-com-o-programa-vence).


domingo, 18 de novembro de 2012

INTERESSANTE: Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

UMÁ ÓTIMA OPORTUNIDADE.
O Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) é um programa de caráter nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES), em colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados e das Prefeituras, além de Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo do programa é oferecer a formação superior, exigida dos professores em exercício na rede pública de educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Os tipos de cursos oferecidos são:
- Primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
- Segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e
- Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.
Saiba como participar e outras informações sobre o Parfor no site www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor. Fonte dessa informação: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/efap/ParFor/tabid/3163/Default.aspx


 

A COMPLEXIDADE DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE


 

Não é de hoje que investimento e qualidade na educação faz parte da pauta de discussão de profissionais e governantes, sobretudo, quando está em questão a qualidade na aprendizagem dos alunos. Contudo, devido a complexidade no contexto escolar e, principalmente na sociedade, outros fatores também são primordiais quando se almeja uma educação de primeiro mundo.

Fonte da Imagem: “Jornal Tododia” de Americana/SP, acesso dia 17/11/2012.

Interessante a reportagem, acesse, analise os dados da pesquisa, podemos tecer algumas considerações sobre investimentos em educação na atualidade e a qualidade. Um abraço.


 Link da reportagem, visite-o: http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&Materia=731215&dia=17&mes=11&ano=2012



 



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E CURRÍCULO, UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA, PORÉM, COMPLEXA.

O que os estudiosos sobre o assunto tem a nos oferecer? José Manuel Moran, algumas considerações e referências. Vale a pena ler os seus livros e assistir ao seus vídeos. As tecnologias não resolverão os problemas crônicos da educação formal, que a bem da verdade, perdura há décadas, porém, essa ferramenta tecnológica transposta para uma mediação pedagógica colabora na aprendizagem dos alunos.

INFORMAÇÕES SOBRE O SARESP 2012

Confira as informações disponibilizadas  pela Secretaria Estadual da Educação, o link abaixo tem todas as informações necessárias: http://www.educacao.sp.gov.br//portal/projetos/saresp-2011?utm_source=homepage&utm_medium=banner&utm_campaign=Banner%2Bda%2Saresp%2B2012


EDUCAÇÃO: QUANTIDADE X QUALIDADE.

Fonte da imagem:http://educacadoresemluta.blogspot.com.br/2011/08/salas-de-aulas-superlotadas-sao-regra.html

 

Não é de hoje que o debate sobre a qualidade da educação formal brasileira é tema de discussão entre professores e especialistas. De acordo com as partes, o problema do baixo rendimento dos alunos está relacionado com a quantidade de alunos por sala, ou seja, classes abarrotadas, rendimentos comprometidos. Como resultado, com um público menor, existe a possibilidade de um atendimento e acompanhamento individual por parte dos professores em relação aos alunos. Por conseguinte, diminuir o número de estudantes por professor na sala, irá de encontro com as políticas públicas educacionais, que preza por uma educação de qualidade, porém, não dão subsídios para que a mesma aconteça. Grosso modo, quanto menos alunos nas salas existem a probabilidade, de um diagnóstico da turma e tecer as intervenções necessárias, além de, elencar uma recuperação contínua, analisando e recomeçando, quando alguns alunos não estão acompanhando o conteúdo. Isso já é uma das exigências dos docentes ha uma década, quando implantaram a Progressão Continuada (1997), porque somente agora voltam a tocar no assunto? As políticas educacionais em nosso país são inflexíveis e sólidas. Partindo desse pressuposto as mudanças são improváveis. Contudo, já dizia Karl Marx (1818-1883): “Tudo que é sólido se desmancha no ar”. A priori, é isso que está acontecendo com a educação formal em nosso país, se desmanchando quando está em questão a qualidade. Considerações finais: Na educação formal se almejamos qualidade é de extrema importância refletimos sobre a quantidade e qualidade.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA?


 

“O Brasil não tem povo, e sim público”. A frase citada foi proferida por Lima Barreto (1881-1922), Jornalista e grande escritor Literário. Esse grande crítico da República, tece as suas considerações sobre a Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889. Em suma, esse renomado Jornalista, analisa a transição do Império (1822-1889) para a República, concebendo que não houve mudanças significativas para toda a população brasileira, mas somente para as classes abastadas. E mais, segundo o autor, o povo ficou assistindo à transição de regime como se fosse um desfile, como um público que observa um evento sem interação, isto é, apenas meros espectadores. Buscando toda essa historicidade, podemos fazer uma reflexão filosófica sobre a Proclamação da República nos dias atuais, afinal no feriado do dia 15 de novembro, serão exatos 123 anos desse sistema de regime. Porquanto, entre golpes e democracia, será que convivemos com uma República plena? Certamente, para responder a essa questão é preciso retroceder no tempo e buscar a etimologia da palavra República. Grosso modo, foram os romanos que usaram pela primeira vez essa forma de Governo. Diga-se de passagem, o vocábulo significa: Res= coisa- pública= de todos, ou seja, é uma forma de governo em que todos participam. Em outras palavras, em uma República as decisões são tomadas pelo povo, que escolhem os seus representantes, e lhes dão poder para representá-los. Partindo desse pressuposto, após 123 anos você se considera bem assessorado pelas pessoas que você escolheu para assumir as rédeas da República? Igualmente, se a palavra significa coisa de todos, isso significa que eu tenho a minha responsabilidade também, será que nos oferecem oportunidades, e se as temos, utilizamo-las de forma adequada mediante a corrupção que assola o país? Pelo contrário, às vezes nos omitimos, mascaramos a realidade, pelo simples fato de acreditar que o problema não é meu, ou melhor, se está bom pra mim, para a minha família e colegas, ótimo. Considerações finais: Lima Barreto parece que tinha o poder de prever o futuro, quando convivemos com uma maioria de brasileiros alienado e acomodado perante o caos na segurança, nos hospitais públicos, na educação e, mormente, se alguns políticos corruptos ocupam a cena usurpando o patrimônio público para aumentar o deles. Dia 15 de novembro, Proclamação da República, um fato histórico elencado ao Marechal Deodoro da Fonseca, e hoje, para dar continuidade a essa forma de governo, elencamos as responsabilidades a quem? Como disse o vocábulo, a todos.

 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: EDUCAÇÃO: UM PONTO DE MUTAÇÃO.


 
O tema deste artigo foi pensado, a partir do momento, que deparei com uma notícia bombástica na mídia jornalística e eletrônica, expressando as seguintes palavras: “Menos de um terço lê e interpreta adequadamente”. Diga-se de passagem, os dados, foram divulgados no portal QEdu, pesquisa elaborada pela Fundação Lemann e a Stardup Meritt Informação Educacional, fundamentado na Prova Brasil de 2011. A população da RMC (Região Metropolitana de Campinas), no ensino fundamental é de aproximadamente 32 mil crianças, entretanto, desse número, somente 32% estão aptos nas Competências e Habilidades leitoras e escritoras, exigências da Proposta Curricular do Estado de São Paulo implantado em 2008. São inquestionáveis esses dados, sobretudo, ao se observar que todos estão dentro das salas de aula, através da universalização, programas de inclusão dos governantes implantado na década de 90. Contudo, antes de prosseguir tecendo considerações sobre o fato, que é extremamente importante, alguns já devem estar indagando: Qual a relação entre a educação formal e o “Ponto de Mutação”? A priori, a intenção aqui foi articular as questões ambientais com a educação pública em nosso país, ou seja, degradação ambiental e escolas, principalmente, as públicas estão caminhando para o mesmo abismo. Portanto, busquei embasamento teórico no livro e filme “O Ponto de Mutação”, de Fritjoj Capra. Grosso modo, a temática desse autor está relacionada ao que os seres humanos fizeram com o planeta e continuam fazendo. Por consequência, o autor trabalha com duas linhas de pensamento: Não tem como arrumar as atrocidades que fizeram com o planeta e o Ponto de Mutação chegou, ou mudamos ou mudamos, caso queiramos um planeta para as próximas gerações. Fazendo uma analogia com a educação formal em nosso país, estamos colhendo as políticas educacionais mal sucedidas implantadas desde a década de 90, tais como a Progressão Continuada, quando ocorreu uma interpretação equivocada ao transformá-la em uma aprovação automática. Com isso, muitos estudantes não adquirem conhecimentos sólidos, trazendo resultados péssimos nas avaliações externas, como a Prova Brasil, que trouxe subsídios para deixar quase 60% dos alunos do ensino fundamental em nível deplorável. A princípio, o Ponto de Mutação é agora, ou fazemos algo, ou estaremos fadados ao retrocesso como está acontecendo com o meio ambiente. Considerações finais: Sabe quanto custa 60% de alunos com uma formação precária saindo do Ensino Fundamental? Com certeza influenciarão no Ensino Médio e subsequente nos cursos superiores, colocando no mercado de trabalho profissionais comprometedores. Agora, lhes faço uma indagação: como está a qualidade da maioria dos enfermeiros, médicos, advogados, professores, engenheiros que estão saindo das academias? Reflexão: Estamos cansados de exposição de dados negativos sobre a educação, essa tragédia anunciada, já foi cogitada por muitos professores. Não está na hora de deixar de idealismo para com a educação e partir para a realidade com medidas concretas? Chega de dados, necessitamos com urgência de soluções. Acorda Brasil!

GABARITO PROVA: PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO

Fonte: Diário Ofi cial -Poder Executivo - Seção I São Paulo, 122 (214) – 149