Multidisciplinaridade,
Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.
Existem várias implicações de conceitos quando está em questão a
produção do conhecimento acadêmico. Dentre tantos, esses três tiram o sono dos
professores: Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade e
Transdisciplinaridade?
Afinal o que é:
A princípio é preciso conceber que não existem conceitos prontos e
acabados e os mesmos estão relacionados com o tempo e espaço do qual eles fazem
parte. Então, vamos lá, em busca de um referencial teórico:
Multidisciplinaridade é quando ao explanar uma
temática, o professor necessita dos conhecimentos de outras disciplinas para
produzir conhecimento, mas não necessariamente unir a outros professores de
disciplinas diferentes. Um exemplo de Multidisciplinaridade: A Segunda Guerra
Mundial – o professor de História utilizará além das metodologias de sua área,
outras como a Geografia para estudar a geopolítica da época, o continente onde
surgiu a guerra; a Sociologia para a compreensão da Ideologia do Nazifascismo,
entre outros conhecimentos, sem que haja uma articulação entre essas
disciplinas, sem que os profissionais se juntem na elaboração de um projeto.
Interdisciplinaridade é quando duas ou mais
disciplinas se articulam na produção de um novo conhecimento. Seguindo o
exemplo da Segunda Guerra Mundial o professor de História poderia desenvolver
um Projeto Interdisciplinar com os professores de Geografia, Sociologia entre
outros professores de diferentes áreas para produzir novos conhecimentos sobre
uma mesma temática. ENCONTRO DE EDUCADORES - FACULDADE DE AMERICANA DIA 31 DE AGOSTO DE 2013.
TEMÁTICA: prevenção de drogas.
Objetivo: trazer para o debate a vulnerabilidade das crianças e jovens perante ao crescimento do uso de drogas, licitas ou ilícitas sobretudo, nas proximidade das escolas ou até mesmo no seu interior.
Segundo Içami Tiba: " Quem escuta esquece, quem vê imita, quem faz aprende, quem aprende produz e quem produz inova".
Esse é o papel da escola, construir um conhecimento inovador. Portanto, segundo Tiba, essa tarefa não é exclusividade da escola e sim da união entre essa e família.
Referencial teórico:
Referencial teórico:
Considerações finais:
Segundo Içami Tiba, a violência disseminada entre as crianças e jovens está relacionada com a ausência de clima familiar e autoridade. Valeu a pena a Palestra, portanto, o livro citado acima é um referencial teórico se quisermos mudar a estrutura familiar e a escolar.