MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: COMO EXPLICAR O AUMENTO NOS PREÇOS DOS ALIMENTOS?

Como explicar o inexplicável, o aumento nos preços dos alimentos no Brasil? Essa indagação levou-me a discorrer sobre essa temática através de uma interrogação. À luz da reflexão, o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou alguns indicadores sobre a safra de 2015 nas categorias leguminosas, cereais e oleaginosas. Constatou-se um recorde de produção: 209,5 milhões de toneladas, acima 7,7% da safra de 2014; e, segundo estimativas do IBGE, para 2016 espera-se 210,7 milhões de toneladas. Partindo desse pressuposto, como explicar o aumento dos preços dos alimentos nos supermercados? É o mesmo que tentar explicar o inexplicável, além do mais, essa linha de raciocínio contraria uma das regras do Capitalismo: “A lei da oferta e da procura”, ou seja, quanto mais um produto circula no mercado consumidor, maior é a probabilidade do seu preço sofrer queda. Na concepção do escocês Adam Smith (1723 – 1790), a economia é movida por uma mão invisível do Capitalismo, assim, a riqueza das nações resulta da atuação dos capitalistas movido pela ganância, fazendo com que a produção aumente, objetivando o lucro. Dessa forma, existe uma sincronia entre o aumento da produção, o lucro, a concorrência e a lei da oferta e da procura, em outras palavras, a disputa pelo acréscimo da produção faz com que o excedente de mercadorias circule pelos mercados, fazendo os preços diminuírem. Todavia, o aumento dos preços dos alimentos no Brasil contrapõe, até mesmo, uma das leis do Capitalismo que procura explicar sobre o que gera a riqueza das nações.  Não obstante, terão aqueles economistas que procurarão respostas no aumento dos preços dos combustíveis, outra ação inexplicável, já que de acordo com o Governo Federal, somos autossuficientes em petróleo e etanol. Considerações finais: Como explicar o inexplicável em torno do aumento dos preços dos alimentos em um país de clima tropical e de grandes extensões territoriais, propício para qualquer plantio de produtos agrícolas, em que tudo que se planta colhe? É difícil, porém, com a corrupção que assola a nação de norte a sul, só nos resta acreditar que isso é especulação e um conluio entre a iniciativa privada e as esferas públicas, cujo intuito é o de gerar riqueza para poucos, sobretudo, para os donos dos agronegócios e os políticos que optaram pela via do favorecimento, gerando uma sincronia de corrupção entre o público e particular. Enfim, é inexplicável o aumento dos preços dos alimentos no Brasil, e se isso não bastasse, é perceptível observar o nosso salário corroído pela inflação, sem falar que temos que conviver com serviços públicos de qualidade duvidosa, como a educação, saúde e segurança pública. O que mais nos restam? Acorda Brasil!

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Bauru/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Cidade: Hortolândia/SP.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário