MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

domingo, 12 de junho de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: BRASIL A DIFERENÇA ENTRE POLÍTICA E POLITICAGEM

Existe diferença entre política e politicagem? A bem da verdade, sim, pois os gregos inventaram a Política como Ciência, enquanto podemos afirmar com propriedade que a maioria dos políticos brasileiros inventou a politicagem, sobretudo, perante a atual conjuntura política brasileira. Segundo a etimologia, a palavra política nasce na Grécia Antiga com Aristóteles, sendo sinônimo da palavra democracia, governo de todos. A priori, a palavra política origina de polis (cidade), ou politeia, assuntos relacionados à administração da cidade, ou seja, governar em prol de todos os cidadãos em detrimento de alguns grupos ou de siglas partidárias. No entanto, quando buscamos a etimologia da palavra politicagem, a mesma rima com malandragem e pilantragem, algo corriqueiro na maioria dos políticos brasileiro, que diga-se de passagem, não escolhendo sigla partidária. À título de ilustração, a vida pública em nosso país confunde com a vida privada, quando muitos políticos brasileiros estão preocupados em fazer politicagem, transformando a esfera pública no quintal de sua casa. Diga-se de passagem, as assembleias gregas eram discutidas na Ágora (praça pública), transbordando e atingindo os cidadãos gregos. Entretanto, em nosso país, sobretudo, em Brasília o que transborda é uma cachoeira de corrupção, derramando um mar de lama que atinge aqueles que mais precisam, os pagadores de impostos. Por outro lado, política é o que ocorreu na França, o povo cansou de ver as mesmas caras administrando o país e resolveu trocar o conservadorismo pelo socialismo, uma nova via almejando mudanças. E no Brasil? A princípio, são as mesmas caras e convicções políticas e, mais, a corrupção prevalece há décadas sem solução, e a cada dia a cachoeira aumenta derramando no povo a miséria, desemprego, educação de qualidade duvidosa e uma saúde pública de levar o cidadão a morte. E mais, política ainda, foi o que aconteceu na Primavera Árabe, quando o povo derrubou políticos autoritários no Egito e na Líbia, que usurpavam o poder do povo há décadas. E no Brasil? Na verdade, assistimos de camarote, esvaziar os cofres públicos e os nossos bolsos com impostos para abarrotar as contas nos paraísos fiscais dos que utilizam da politicagem para promoção financeira. Considerações finais: A principal diferença entre a política e a politicagem é: com a política, o cidadão ganha, já com a politicagem o único que ganha é os politiqueiros, usurpando os direitos e deixando só os deveres, pagar impostos. E mais, pagar tributos para se contentar com um salário mínimo de aproximadamente R$ 870, 00, em ficar desempregado, com uma escola de qualidade duvidosa, com uma saúde pública degradante, comparada a quantidade de imposto que pagamos. Reflexão: Não está na hora de valorizar mais o nosso voto e mudar a concepção que temos da política?

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
Blog: http://blogdoalbertoprofessoremrede.blogspot.com.br
Blog: http://albertoviajandonahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php
Cidade: Hortolândia/SP.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário