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sábado, 29 de outubro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E A CONIVÊNCIA DA SOCIEDADE.

Diga-se de passagem, uma sociedade que se cala perante as mazelas que assolam a educação formal no país, é conivente com a corrupção política e falta de valores que imperam na contemporaneidade. Por outro lado, um estudante que se nega a estudar, é conivente com a baixa qualidade da educação em nosso país, pois com essa ação, além de atrapalhar todo o processo educacional no contexto escolar, contribui para o analfabetismo funcional. Nesse sentido, pais ou responsáveis que não acompanham o desenvolvimento educacional do seu filho, não intervêm na incivilidade e na indisciplina escolar, são coniventes pela falta de educação que impera entre os adolescentes e jovens. Naturalmente, um Estado (Governo) omisso com as suas responsabilidades contribuirá para o fracasso da educação e todas as instituições de um país.  Mas também, se uma escola, juntamente com a sua equipe, fecharem os olhos para as mazelas que os discentes estão fazendo no interior do espaço escolar, com certeza, estar-se-ão contribuindo para a proliferação de estudantes deseducados em todas as dimensões, que reluzirá em uma quantia significativa de jovens delinquentes e violentos. Partindo desse pressuposto, se está em questão a educação formal e a informal em nosso país, não resta dúvida, impera a conivência da sociedade em geral, contribuindo para a naturalização das mazelas em suas múltiplas dimensões. Ao presenciarmos/vivenciarmos atos violentos, incivilidade juvenil, indisciplinas, a falta de valores, entre outras atitudes que tiram a dignidade humana, questionamos com veemência. Por que isso ocorre? De quem é a responsabilidade? A priori, é de fundamental importância conceber que essa ação não é uma exclusividade do Brasil, isto é, essa ocorrência está se naturalizando. Na verdade, sob a tutela e conivência da sociedade, cujos valores se alicerçam em três instituições básicas: Estado, Família e Escola. Em outras palavras, se uma Instância abdica de sua responsabilidade, todos em geral pagam um preço muito alto como a violência, a incivilidade juvenil, indisciplina e a falta de valores. À luz da reflexão, todas as civilizações que sucumbiram ao longo da história da humanidade, tiveram problemas em aceitar as normas e regras para civilizar a sociedade. Não é aqui pretensão, instaurar um saudosismo ao autoritarismo, nem pensar! No entanto, parafraseando o Filósofo, Cortella, é preciso impor uma normatização nas ações da sociedade, em outras palavras: [...] é preciso um equilíbrio entre o que eu posso, o que eu quero e o que eu devo fazer. Considerações finais: Enfim, uma sociedade conivente com as mazelas que assolam o seu povo, principalmente, a instituição escolar, estará fadada a sofrer essa própria ação na pele.  Grosso modo, a conivência institucionalizada, contribuirá para a permanência de políticos corruptos, analfabetismo funcional, a incivilidade juvenil, a indisciplina, a violência e a falta de valores, direcionando para um caos sem precedentes. A moralização da sociedade é um alinhamento entre a Família, a Escola e o Estado em todas as dimensões, caso contrário, enfrentaremos o retrocesso, ou melhor, a desumanização.

Alberto Alves Marques
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs.
Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP e Pedagogo pela UNICID/SP. Curso de Coordenação Pedagógica (em andamento) na UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
Twitter: https://twitter.com/albertomarques3
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Cidade: Hortolândia/SP.    



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