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domingo, 19 de dezembro de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO: INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO

 


Nunca na história da humanidade a sociedade presenciou a avalanche de informação como na atualidade. Mesmo diante dessa verdade concebida, não significa que vivenciamos uma sociedade do CONHECIMENTO, muitas vezes propagandeada nos diversos veículos de comunicação, inclusive nos Centros Acadêmicos. Explicando: Grosso modo, não necessariamente obter informação significa ter conhecimento e mais, a verdade e a razão. A priori, quando se busca o conceito de CONHECIMENTO, acima de tudo a sua etimologia, encontra-se em Kant (1704-1824): “Em todo conhecimento é preciso distinguir a matéria, isto é, o objeto, e a forma, a maneira pela qual conhecemos o objeto”. Fundamentado na linha de raciocínio do Filósofo Kant, concebe-se que podemos trazer essa teoria cognitiva para a atualidade, ou seja: A avalanche de informação precisa ser colocada a Crivo, analisar a matéria em si, assim como, a forma que ela foi gerada, principalmente diante da velocidade dos meios de comunicação exponenciada pela INTERNET. Em se tratando do conceito de avalanche de informação, a Internet é campeã nessa modalidade. À luz da reflexão, em virtude da rapidez e volatilidade com que propagam as informações, fica difícil a produção de conhecimento em meio as matérias, fazendo com que muitos internautas façam julgamentos sumários e apressados, contribuindo para uma nova modalidade de mentira no século XXI, os Fake News. Diante das ações dessas pessoas é que propagam informações sem a criticidade e profundidade na reflexão, presenciando uma sociedade desinformada, mesmo diante de uma sociedade da informação. E mais, atitudes assim compromete a produção de conhecimentos seguros. Não obstante, estamos vivenciando um analfabetismo digital comunicacional, comprometendo o conhecimento seguro, principalmente, quando o importante é passar adiante a informação/matéria, sem ao menos fazer uma breve leitura do título. Assim, ações dessa natureza contribuir-se-á, para petrificar naqueles leitores desatentos e com pouca familiaridade em uma leitura crítica, a desinformação, outrossim, um caminho fértil para a disseminação de mais Fake News na sociedade da informação. Ressaltando, INFORMAÇÃO nem sempre está alinhada com CONHECIMENTO. Vale discorrer sobre a linha de pensamento da estudiosa Andrea Filatro, quando em seu livro DATA SCIENCE na Educação, Presencial, a Distância e Corporativa, cita que: “Não basta capturar e armazenar os dados. O objetivo é identificar tendências, descobrir padrões ocultos […] e tomar decisões mais informadas […]”.  Considerações Finais: Resumindo, a quantidade de informação armazenada de nada servirá se não aprofundarmos e descobrir o que está nas entrelinhas da matéria, bem como, saber as raízes desses dados. Para findar as linhas de raciocínio deste artigo, terminaremos com a frase do Israelense Historiador Yuval Noah Harari discorrida em seu Livro: 21 Lições Para o Século 21: “Num mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é poder”.


Alberto Alves Marques: Profissão: Professor Coordenador Geral da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs. Licenciatura Plena em História. Pedagogo pela UNICID/SP. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação – UNICID/SP. Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Estudante de Pós-Graduação: Ciências de Dados e Big Data na Faculdades Metropolitana de Ribeirão Preto -SP. Cursando Mestrado Internacional- INTEGRALIZE CORPORATION EDUCAÇÃO E SERVIÇOS DE INTERNET- integralização de créditos acadêmicos de Mestrado Internacional. Cidade: Hortolândia/SP.  
 


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