MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

 

 

Neste ARTIGO procurar-se-á compreender as escolas em sua dinâmica, sobretudo, perante a sociedade da informação, tecnológica e digital. Em outras palavras, a escola como organismo vivo e fazendo parte de uma sociedade em seu entorno, necessita de uma compreensão fundamental no contexto Tecnológico e Digital, acima de tudo, no contexto social e econômico atual. Grosso modo, a sociedade sofreu transformações vertiginosas ao longo do tempo, e nas últimas décadas com o advento das tecnologias em suas múltiplas dimensões passou por uma metamorfose de forma mais veloz. Diante desse fato, não podemos conceber as Unidades Escolares fundamentadas em Currículos petrificados do século passado (Século XX).  Não é justo uma escola inserida no século XXI alinhada com resquícios de um passado distante. A aceleração dos processos inovadores sempre fez parte da humanidade ao longo da história. Diante disso, é preciso e com certa urgência pensar em uma escola que atenda as demandas da sociedade atual em todas as suas dimensões. Caso isso não aconteça, estaremos fadados ao retrocesso didático pedagógico, em outras palavras, voltando para a Caverna de Platão, quando as pessoas acorrentadas em uma caverna só conheciam o mundo exterior através das imagens e impressões falsas. A humanidade construiu e transformou a sociedade, quando ao mesmo tempo sofreu essa mutação, como salienta Marx: [...] os homens, ao desenvolverem sua produção material e seu intercâmbio, transformam também com esta sua realidade, seu pensar e os produtos de seu pensar.” (MARX, in SEVERINO, 1941, p.31). Fundamentado na linha de raciocínio de Marx in Severino (1941), ao transformar a natureza e a sociedade os seres humanos também passam por metamorfose cultural e social. Dessa forma, é de grande valia conceber: Quais as características da sociedade no século XXI? Qual é o estudante que frequenta as unidades escolares? Estamos preparando os estudantes para qual sociedade? Os empregos existentes na atualidade existirão em um futuro próximo? Considerações Finais: Segundo Resnick, professor do MIT – Media Lab nos Estados Unidos, muitas profissões e cargos estão desaparecendo à medida computadores e robôs assumem tarefas rotineiras (e inclusive outras menos comum), e quase todos os trabalhos estão mudando, uma vez que as pessoas e os locais de trabalho devem se adaptar continuamente a um fluxo constante de novas tecnologias, fontes de informação e canais de comunicação. Em seu livro Now you see it, Cathy Davidson também estima que aproximadamente dois terços dos estudantes do ensino fundamental de hoje trabalharão em alguma função que ainda não existe. Prosseguindo com a linha de raciocínio de Resnick (2020, p. 4): “A maioria das escolas da maior parte dos países prioriza ensinar estudantes instruções e normas, [...]”. Concebe-se que boa parte das escolas na atualidade parte em torno do globo preocupam em adestramento ao invés de incentivar a criatividade, resolução de problemas e a iniciação científica tecnológica, ou seja, buscar um aprendizado para a vida pós escola em uma sociedade em constante transformação.


Alberto Alves Marques: Profissão: Professor Coordenador Geral da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs. Licenciatura Plena em História. Pedagogo pela UNICID/SP. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação – UNICID/SP. Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Estudante de Pós-Graduação: Ciências de Dados e Big Data na Faculdades Metropolitana de Ribeirão Preto -SP. Cursando Mestrado Internacional- INTEGRALIZE CORPORATION EDUCAÇÃO E SERVIÇOS DE INTERNET- integralização de créditos acadêmicos de Mestrado Internacional. Cidade: Hortolândia/SP.    

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário