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quarta-feira, 2 de novembro de 2022

ARTIGO DE OPINIÃO: DEMOCRACIA - CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS.

 

 Resolvi discorrer sobre este artigo de opinião após a avalanche de vozes em território nacional evocando a palavra DEMOCRACIA. Em outras palavras, diante de um país politizado em todas as dimensões, a palavra foi citada várias vezes em ambas as partes, independente do lado que as pessoas se encontravam. A priori, alguns conceitos são de fundamental importância e devem ser esclarecidos: Muitas vezes proliferamos significados sem conhecimento das gênesis da palavra, outrossim, sem uma fundamentação teórica para embasar a nossa linha de raciocínio. Diante desse fato, o significado de DEMOCRACIA AQUI, seguiu a linha do pensamento do Dicionário de Conceitos Históricos dos Autores: Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique da Silva, da Editora Contexto. Obviamente, existem uma multidão de literaturas que discorrem sobre a temática, mas uma coisa é clara, fundamenta-se a linha de raciocínio voltada para os gregos (Grécia Antiga), os precursores da democracia, entretanto, ao longo do tempo e espaço a palavra e conceitos sofreram alterações e adequações, acima de tudo, na Contemporaneidade. De acordo com a fundamentação teórica metodológicas dos autores Kalina e Maciel: Democracia é uma forma de governo que tem como característica básica a escolha dos governantes pelo povo.” Isso é fato! Porquanto, o que difere a DEMOCRACIA Contemporânea do conceito criado pelos gregos, está que: Democracia na Grécia Antiga era DIRETA, e somente os cidadãos tinham direitos (homens com posses), ou seja, os munícipes gregos escolhiam uma praça pública para fazer as escolhas. No quesito DEMOCRACIA hoje, ela é representativa, outrossim, escolhemos representantes para administrar em nome do povo. Aí está a grande problemática: Como acreditar e confiar em uma pessoa para tomar decisão em meu nome? Muito arriscado! Essas pessoas, (governantes), por desvios políticos, caráter, valores e ideologias poderão não cumprir as promessas e o seu dever. Diante desse fato, as DEMOCRACIAS nos Estados Contemporâneos em boa parte são evocadas de forma equivocadas e errôneas, acima de tudo, na maior parte dos países que foram colônias e tiveram um processo político complicado no passado. Estamos aqui falando do Brasil, quando imperou a politicagem durante a Colônia, Império e República. À luz da reflexão, quando buscando uma revisão da literatura, compreenderemos o conceito melhor sobre a DEMOCRACIA, diga-se de passagem, teremos uma percepção menos equivocada antes de discorrer sobre a palavra de forma ambígua. É óbvio, que o passado grego não resolverá os problemas nas múltiplas dimensões das nações atuais sobre a DEMOCRACIA, (isso se chama anacronismo), porém, dará uma base sólida para não discorrermos palavras vazias sobre conceitos democráticos. Considerações finais: Após toda essa linha de raciocínio e muito estudo, podemos conceber que: DEMOCRACIA significa a escolha da maioria! Isso é fato! Devemos respeitar, sim. Mas isso não significa que essa maioria esteja correta!!! Ou melhor, até que ponto a maioria está correta? Dessa forma, concordar ou não, também faz parte da Democracia!!! E devem ser respeitados. Um dos grandes problemas do Brasil, é o fato de uma maioria preferir seguir conceitos gerais (quando se utilizam as frases populares: Maria ou João vai com os outros), do que aprofundar em estudos e pesquisas. Muitos preferem, concordar com uma multidão dizendo significados infundados. E mais, como o nosso país não têm uma educação formal consolidada para a maioria da população, quando também impera a desvalorização das escolas, muitos optam pelo pensamento: Se tenho alguém para pensar por mim, para que mover esforços para estudar e pesquisar. Acorda Brasil!!!
Alberto Alves Marques: Profissão: Professor Coordenador Geral da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs. Licenciatura Plena em História. Pedagogo pela UNICID/SP. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação – UNICID/SP. •   Cursando: Doutorado Internacional em Ciências da Educação, sob a égide e suporte pedagógico da INTEGRALIZE CORPORATION EDUCAÇÃO. Mestrado Internacional em Ciências da Educação. (MASTER IN EDUCATION SCIENCES.
UML- UNIVERSIDAD MARTIN LUTERO, Miami, Fl, 2022. Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduado: Ciências de Dados e Big Data na Faculdades Metropolitana de Ribeirão Preto -SP. Cidade: Hortolândia/SP.   


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