Resolvi
discorrer sobre este artigo de opinião após a avalanche de vozes em território nacional
evocando a palavra DEMOCRACIA. Em outras palavras, diante de um país
politizado em todas as dimensões, a palavra foi citada várias vezes em ambas as
partes, independente do lado que as pessoas se encontravam. A priori, alguns
conceitos são de fundamental importância e devem ser esclarecidos: Muitas
vezes proliferamos significados sem conhecimento das gênesis da palavra,
outrossim, sem uma fundamentação teórica para embasar a nossa linha de
raciocínio. Diante desse fato, o significado de DEMOCRACIA AQUI, seguiu a
linha do pensamento do Dicionário de Conceitos Históricos dos Autores:
Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique da Silva, da Editora Contexto.
Obviamente, existem uma multidão de literaturas que discorrem sobre a temática,
mas uma coisa é clara, fundamenta-se a linha de raciocínio voltada para os
gregos (Grécia Antiga), os precursores da democracia, entretanto,
ao longo do tempo e espaço a palavra e conceitos sofreram alterações e
adequações, acima de tudo, na Contemporaneidade. De acordo com a fundamentação
teórica metodológicas dos autores Kalina e Maciel: “Democracia é
uma forma de governo que tem como característica básica a escolha dos governantes
pelo povo.” Isso é fato! Porquanto, o que difere a DEMOCRACIA
Contemporânea do conceito criado pelos gregos, está que: Democracia na Grécia
Antiga era DIRETA, e somente os cidadãos tinham direitos (homens com
posses), ou seja, os munícipes gregos escolhiam uma praça pública para fazer as
escolhas. No quesito DEMOCRACIA hoje, ela é representativa, outrossim, escolhemos
representantes para administrar em nome do povo. Aí está a grande problemática:
Como acreditar e confiar em uma pessoa para tomar decisão em meu nome? Muito
arriscado! Essas pessoas, (governantes), por desvios políticos, caráter,
valores e ideologias poderão não cumprir as promessas e o seu dever.
Diante desse fato, as DEMOCRACIAS nos Estados Contemporâneos em boa
parte são evocadas de forma equivocadas e errôneas, acima de tudo, na maior
parte dos países que foram colônias e tiveram um processo político complicado no
passado. Estamos aqui falando do Brasil, quando imperou a politicagem durante a
Colônia, Império e República. À luz da reflexão, quando buscando uma revisão da
literatura, compreenderemos o conceito melhor sobre a DEMOCRACIA, diga-se
de passagem, teremos uma percepção menos equivocada antes de discorrer sobre a
palavra de forma ambígua. É óbvio, que o passado grego não resolverá os
problemas nas múltiplas dimensões das nações atuais sobre a DEMOCRACIA,
(isso se chama anacronismo), porém, dará uma base sólida para não discorrermos
palavras vazias sobre conceitos democráticos. Considerações finais: Após
toda essa linha de raciocínio e muito estudo, podemos conceber que: DEMOCRACIA significa a escolha da maioria! Isso é fato!
Devemos respeitar, sim. Mas isso não significa que essa maioria esteja
correta!!! Ou melhor, até que ponto a maioria está correta? Dessa forma,
concordar ou não, também faz parte da Democracia!!! E devem ser respeitados. Um
dos grandes problemas do Brasil, é o fato de uma maioria preferir seguir
conceitos gerais (quando se utilizam as frases populares: Maria ou João vai
com os outros), do que aprofundar em estudos e pesquisas. Muitos preferem, concordar
com uma multidão dizendo significados infundados. E mais, como o nosso país não
têm uma educação formal consolidada para a maioria da população, quando também
impera a desvalorização das escolas, muitos optam pelo pensamento: Se
tenho alguém para pensar por mim, para que mover esforços para estudar e
pesquisar. Acorda Brasil!!!
Alberto Alves Marques: Profissão: Professor Coordenador Geral da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs. Licenciatura Plena em História. Pedagogo pela UNICID/SP. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação – UNICID/SP. • Cursando: Doutorado Internacional em Ciências da Educação, sob a égide e suporte pedagógico da INTEGRALIZE CORPORATION EDUCAÇÃO. Mestrado Internacional em Ciências da Educação. (MASTER IN EDUCATION SCIENCES. UML- UNIVERSIDAD MARTIN LUTERO, Miami, Fl, 2022. Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduado: Ciências de Dados e Big Data na Faculdades Metropolitana de Ribeirão Preto -SP. Cidade: Hortolândia/SP.
Alberto Alves Marques: Profissão: Professor Coordenador Geral da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs. Licenciatura Plena em História. Pedagogo pela UNICID/SP. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação – UNICID/SP. • Cursando: Doutorado Internacional em Ciências da Educação, sob a égide e suporte pedagógico da INTEGRALIZE CORPORATION EDUCAÇÃO. Mestrado Internacional em Ciências da Educação. (MASTER IN EDUCATION SCIENCES. UML- UNIVERSIDAD MARTIN LUTERO, Miami, Fl, 2022. Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Pós-Graduado: Ciências de Dados e Big Data na Faculdades Metropolitana de Ribeirão Preto -SP. Cidade: Hortolândia/SP.
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