MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

domingo, 20 de novembro de 2022

ARTIGO DE OPINIÃO: A INTERNET E A CAVERNA DE PLATÃO

 



A priori, este artigo de opinião buscar-se-á uma fundamentação teórica no Livro de Platão: “A República”, sobretudo, quando ele discorre sobre “O mito da Caverna”. Obviamente, objetiva-se aqui, não realizar uma comparação entre a Internet e a linha de pensamento de Platão (428- 348 a.C) quando o mesmo explanou sobre o mito da caverna. Á luz da reflexão, isso seria anacronismo, acima de tudo visto que tudo tem o seu contexto, tempo e espaço. No entanto, diante da avalanche de informações na sociedade digital e informatizada, procurou-se fazer uma analogia, bem como, analisar por que muitos acabam transformando os dados e as informações da Internet em verdades absolutas, em muitas situações, não elencam um filtro, sobre, pesquisar sobre a natureza, fonte e fidedignidade da informação. Todavia, para prosseguir com essa linha de raciocínio é de fundamental importância buscar algumas considerações sobre o Mito da Caverna de Platão. Grosso modo, o Mito da Caverna de Platão discorre sobre algumas pessoas acorrentadas no fundo de uma Caverna. Entre eles e saída da caverna existe o mundo exterior, mas também tinha uma fogueira refletindo as sobras das pessoas no interior dessa mesma caverna. Diante desse fato, as pessoas acorrentadas conheciam as coisas através o reflexo das sombras, bem como acreditavam em sua fidedignidade. De repente, alguém quebra as correntes e arrisca a sair da caverna e após algum tempo volta relatando que existe um mundo real além das sombras, essa pessoa é executada por quem estava acorrentada no interior da caverna. Diga-se de passagem, fazendo uma analogia com a INTERNET, muitas vezes, essa rede funciona como uma Caverna, quando boa parte dos internautas conhecem apenas as sombras postadas através de mensagens de textos, dados, vídeos, etc. Antes de discorrer sobre quaisquer considerações sumárias, a INTERNET é uma construção humanas. Diante desse fato, as convicções ideológicas, religiosas, entre outras formas de pensar, deve ser levada em conta...  Outrossim, acreditando que essas sombras veiculadas através de dados, bits, megabites, algoritmos, entre outras, são verdades absolutas. E mais, quando alguém dúvida desses algoritmos, dados, megabites, elas correm o risco de serem julgadas, executadas, ofendidas e muitas vezes expostas e humilhadas. Entenderam quão é possível uma articulação entre o passado e o presente do ponto de vista das pessoas em relação ao fanatismo? É óbvio que precisamos relativizar, sobretudo, quando temos uma parcela que filtra os dados, transformando-os em conhecimento em indicadores seguros. Entretanto, uma parcela significativa prefere ficar na Caverna da INTERNET através do comodismo expelindo sombras sem antes de buscar a fonte e a fidedignidade. Considerações finais: Na caverna de Platão, acreditar nas sombras dentro e fora da caverna custou uma evolução que demorou vários séculos, fazendo com que cerceassem o desenvolvimento da humanidade. Da mesma forma que acreditar nas sombras da INTERNET poderá custar o retorno para a caverna. A bem da verdade, não é a INTERNET a responsável, mas sim, as pessoas que fazem dessa rede de suma importância, uma CAVERNA para mentir e tirar proveito, principalmente, quando esses sujeitos percebem uma sociedade acomodada no fundo de uma CAVERNA, que acreditam em tudo. Por que fazemos isso? Segundo Daniel J. Levitin no Livro “A mente Organizada”, vivemos no piloto automático, sem registrar a complexidade, [...], que está diante dos nossos olhos. ACORDA BRASIL!!!

Alberto Alves Marques: Profissão: Professor Coordenador Geral da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs. Licenciatura Plena em História. Pedagogo pela UNICID/SP. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação – UNICID/SP. Cursando: Doutorado Internacional em Ciências da Educação, sob a égide e suporte pedagógico da INTEGRALIZE CORPORATION EDUCAÇÃO. Mestrado Internacional em Ciências da Educação. (MASTER IN EDUCATION SCIENCES. UML- UNIVERSIDAD MARTIN LUTERO, Miami, Fl, 2022. Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Estudante de Pós-Graduado: Ciências de Dados e Big Data na Faculdades Metropolitana de Ribeirão Preto -SP. Cidade: Hortolândia/SP.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário