Caos
na educação brasileira é uma inquietação que este escritor e formador de
opinião analisou, após o conhecimento de uma matéria que abordava a seguinte manchete:
“Ensino médio piora: 9 em 10 alunos deixam escola sem saber
matemática”. Não é aqui pretensão
procurar culpados, pois é o que sempre fizeram ao se questionar a qualidade da
educação do país, sobretudo, à pública. Em outras palavras, o que está
acontecendo com a educação formal em nosso território é um descaso que perdura há
décadas, e acredite, essa situação é de responsabilidade de todos. A escola
fazendo parte de um contexto político, social, econômico e cultural precisa ser
concebida em sua totalidade e, não de forma fragmentada. Diga-se de passagem,
só se coletará bons resultados nas unidades educativas ao se responsabilizar os
quatros pilares que sustentam a estrutura educacional, almejando uma educação
formal de qualidade. Que pilares são esses? Em síntese, são eles a Família, os alunos,
as Políticas Públicas educativas e a Escola. Como posso alicerçar um currículo
sólido nas escolas com a família ausente das Instituições Educativas? Por outro
lado, como conseguir resultados de uma maioria de alunos que só vai às salas de
aulas para bater papos desconectados das temáticas? Por consequência, como
edificar um currículo escolar com Políticas Públicas educacionais que não
priorizam investimentos, e se os fazem não os realizam de maneira correta? Por fim,
como coletar frutos, se a própria escola está perdida mediante a sua verdadeira
função perante a sociedade? É inegável, a educação formal precisa de uma
transformação, porém, se as outras Instituições (família, alunos e Governo) não
mudarem, essa se perderá cada vez mais o seu espaço como Instituição da
Informação e do conhecimento. É preciso reinventar a escola, mas também a
cultura da sociedade brasileira referente à educação formal. Considerações
finais: Na década de 90, vários países debateram sobre qual seria a educação para
o século XXI. Dessa empreitada e sob a orientação de Jacques Delors, nasceu o
Livro: “Educação: Um Tesouro a Descobrir”, construindo quatros
pilares para o sucesso da Educação no século XXI, tais como Conhecer, Fazer,
Ser e Conviver. Só almejaremos qualidade nas nossas escolas quando colocá-los
em prática, ou seja, no momento em que todos Conhecer o poder de transformação da educação, Fazer cada qual a parte que lhes cabe, sem ficar empurrando e
procurando culpados, o aluno Ser responsável
e corresponsável dentro das salas de aulas, enfim, os nossos Governantes precisam
Conviver com as estruturas das
escolas para ver se necessitam de investimentos. Somente assim conseguiremos
uma educação de primeiro mundo, caso contrário, estará fadado ao fracaso
sempre. Acorda Brasil!
Alberto
Alves Marques
Profissão:
Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de
opinião.
Especialista
em História pela Unicamp. Pós Graduação: Gestão Escolar e Fundador do GEPEPM,
(Grupo de Estudos de Políticas Educacionais na Pós Modernidade).
Contato: albertomarques1104@hotmail.com
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Cidade:
Hortolândia/SP.
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