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domingo, 30 de junho de 2013

NOTÍCIAS DA CORTE SOBRE EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS UNIVERSIDADES.


A Inclusão de alunos oriundos das escolas públicas nas Universidades públicas, faz parte da universalização dos Cursos Superiores no país visto a carência de profissionais graduados no mercado de trabalho. A priori, é uma ótima ideia, pois pressupõe-se que as pessoas estão saindo da Educação Básica preparados para ingressar a vida acadêmica. Contudo, toda universalização traz certa desconfiança quanto a qualidade de ensino. Essas considerações estão relacionadas com a matéria: " Fuvest 2014 tem número recorde de inscritos: 38% são de escola pública" (Fonte: Uol/educação.Acesso em 25 de setembro de 2013). Acesse toda a matéria aqui: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/24/fuvest-tem-recorde-de-inscritos-para-vestibular-38-sao-de-escola-publica.htm


Polêmica sobre Apae tranca pauta de Plano Nacional de Educação no Congresso

Novamente ocorre um impasse sobre a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. Esses alunos devem ser matriculados nas APAE, escolas especializadas ou nas escolas regulares? Veja a matéria abaixo sobre o assunto>

Há quase três anos tramitando no Congresso, o PNE (Plano Nacional de Educação) passa por impasse no Senado devido a divergências em relação à Meta 4, que pretende universalizar o atendimento a alunos deficientes de 4 a 17 anos na rede regular de ensino e recebe críticas das Apaes, associações tradicionais no atendimento de pessoas com deficiência intelectual.Por falta de um acordo, a aprovação do PNE foi adiada para a próxima semana na Comissão de Constituição e Justiça da casa. Acesse toda a matéria aqui: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/13/polemica-sobre-apae-tranca-pauta-de-plano-nacional-de-educacao-no-congresso.htm
Fonte: Uol/educação.Acesso em 15 de setembro de 2013.

Como o Enem, Prova Brasil terá questões de ciências humanas e da natureza. 

A exemplo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Prova Brasil deste ano incluirá questões de ciências humanas e de ciências da natureza. Esta será a primeira que vez que o exame cobrará conteúdos de ciências, até o ano passado os alunos faziam provas apenas de português e matemática. Com duas horas de duração, o exame de ciências terá 52 questões --mesmo número da prova de matemática e português juntas. A nova prova só será aplicada para alunos do 9° ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio, por enquanto. Mais informações aqui: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/12/como-o-enem-prova-brasil-tera-questoes-de-ciencias-humanas-e-da-natureza.htm
Fonte:Uol/educação.Acesso em 15 de setemebro de 2013.


Candidatos à contratação temporária já podem fazer a pré-inscrição.
Acesse aqui a:  Portaria: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/492.pdf


Como está a situação dos professores no Brasil? Qual a sua formação? Qual a sua carga horária?





Saiu uma nova pesquisa sobre a profissão docente em nosso país, muitas coisas que faziam parte do senso comum agora é realidade. Acompanhe toda a matéria AQUI.

Qual a função do Professor Coordenador dentro da escola? Quem é esse profissional? Qual a sua formação? 
Uma pesquisa sobre educação pontuou que o Professor Coordenador, profissional de extrema importância dentro do contexto escolar, não dispõe de preparo para a profissão, a exemplo, Licenciatura em Pedagogia, ou Pós Graduação em gestão. Na maioria das vezes esse profissional é designado pela Gestão da escola, sendo um professor de uma área específica. Para analisar essa reportagem na íntegra navegue  AQUI.

Existe relação entre aquilo que o docente aprende nos cursos de graduação e o currículo real na sala de aula? Essa inquietação partiu depois de absorver algumas informações em uma reportagem que afirma com propriedade que existe uma distância entre a teoria e a prática, quando está em questão a formação docente. Mais detalhes da reportagem AQUI.
Fonte: Uol/on-line. Acesso em 04 de agosto de 2013. 


Educação propõe mudanças na contratação de professores temporários.
Medidas garantiriam agilidade na atribuição de aulas e na contratação de docentes.
A Secretaria da Educação propõe mudanças na lei complementar 1.093, de 2009, que fala sobre a contratação de professores temporários. As propostas resultam de estudos realizados, desde 2011, pela Pasta. Com as diversas medidas que estão sendo analisadas, o processo de atribuição de aulas ganharia agilidade, bem como a contratação dos docentes. Acesse no link abaixo os detalhes sobre essa informação: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/educacao-propoe-mudancas-na-contratacao-de-professores-temporários.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/educacao-propoe-mudancas-na-contratacao-de-professores-temporarios. Acesso em 30 de junho de 2013.



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