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segunda-feira, 29 de outubro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: QUAL A FUNÇÃO DA ESCOLA NO SÉCULO XXI???


Qual a função da escola no século XXI, uma sociedade globalizada, informatizada, interconectada do ponto de vista digital e diversificado? À título de ilustração, a função da escola está legitimada na Legislação, dessa forma buscar-se-á embasamento teórico na mesma. De acordo com a LDB/96 em seu Art. 1º: Parágrafo 2º: A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social”.  Validando a LDB/96, encontra-se no Artigo 205 da Constituição Federal de 1988 os seguintes dizeres: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Seguindo uma linha de raciocínio fundamentada nas Legislações, a escola é um direito de todos, logo, essa instituição educativa não pode negar isso em hipótese algum;prosseguindo nessa linha de pensamento, as escolas prepararão os estudantes tanto para a vida acadêmica como também para o exercício da cidadania. Dessa forma, concebe-se as unidades escolares de acordo com a Lei a sua função social, ou melhor à prática social. Frente a tais considerações é de suma importância uma reflexão sobre: O que é o mundo da cidadania no século XXI diante da sociedade da informação? Se a função da escola visa o social, que prática social um estudante necessita para enfrentar as características do mundo Contemporâneo, diversificado, interconectado e competitivo? Prosseguindo, se a educação escolar objetiva se vincular ao mundo do trabalho, então quais as competências e habilidades a serem desenvolvidas para que os educandos enfrentem uma sociedade tecnológica, globalizada, cujos melhores preparados se sobressaem? A Universalização das matrículas no Brasil, sobretudo com a LDB/96, inseriu todos dentro das escolas, é óbvio, uma ação fundamental e necessária. No entanto, durante as últimas décadas concebeu-se somente a função social, deixando para o segundo plano a Excelência Acadêmica, fazendo com que amarguemos indicadores não muito satisfatórios nas avaliações externas e internas. Considerações finais: Visualize, hoje, dentro das escolas as nomenclaturas como INCLUSÃO/EXCLUSÃO. Essas categorias criaram no contexto escolar, na sala de aula, dois grupos distintos, os que querem estudar e os que não querem, Estes, preocupados com a Excelência Acadêmica e aqueles, preocupados com a função social da escola, ou seja, um local somente para atender as vontades dos pais e a Legislação. E o professor? Fica nesse jogo de empurra, pois não consegue atender nenhuma das partes. Naturalmente, haverá alguns estudiosos que discorrerão com suas teses de que é preciso atender aqueles que mais precisam. Concordo plenamente, porém, esses estudiosos não fornecem o caminho, tampouco uma luz. E aí, eu indago: O que fazer com aqueles que realmente querem a Excelência Acadêmica, prosseguir nos estudos vinculado ao mundo do trabalho? A priori, percebe-se em um número razoável das unidades escolares, um atendimento somente para aqueles que pensam nos aspectos sociais da mesma, porém não se percebe que a categoria que almeja prosseguir nos estudos, adentrar à universidade, está ficando entediada e desanimada. Na verdade, vivenciamos uma escola que nivela por baixo, em que se perde o estímulo e excelentes talentos em todas dimensões. Novamente, indago: o que acontecerá com este aluno? Provavelmente, não terá condições de prosseguir nos estudos e suas diversas modalidades. Assim, observa-se que as escolas, de maneira geral, não conseguem atender a função social, devido a demanda, quiçá a Excelência Acadêmica.  Qual a função da escola no século XXI? A resposta é: Com a estrutura atual, contribuir em grande proporção para um mascaramento da realidade. ACORDA BRASIL!!!

Alberto Alves Marques                                                  
Profissão: Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas na Rede Pública do Estado de São Paulo e Escritor de artigos de opinião para jornais e Blogs. Licenciatura Plena em História. Pedagogo pela UNICID/SP. Pós-Graduado em História pela Unicamp- Campinas. Pós-Graduado em Educação Inclusiva pela UNESP- Presidente Prudente/SP. Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos. Em andamento: Curso Superior em Gestão de Tecnologia da Informação – UNICID/SP.
Contato: albertomarques1104@hotmail.com                 
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