MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: EDUCAÇÃO: CRÔNICAS DO SÉCULO XXI


Crônicas do século XXI é um Capítulo do livro de Ricardo Neves, com a temática “O mundo digital, você já está nele”. Segundo esse autor, a contemporaneidade passa por um processo de transformações, primordialmente as relacionadas com as tecnologias digitais. Contudo, a população não atentou para isso e, necessita de um choque para perceber a realidade. E mais, no livro o escritor compara a reação da nação com a orquestra do filme Titanic, mesmo diante da tragédia e a embarcação afundando, continua a tocar, permanecendo impassível e sem atitude. Toda essa explanação foi para fazer uma analogia com a educação formal em nosso país, pois se percebe que as coisas não estão boas, sobretudo, ao assistir a notícia de uma pesquisa internacional, em que as escolas brasileiras se encontram na penúltima colocação em um grupo de 40 países. O que faz um país que ocupa a 6ª potência econômica no planeta ficar em penúltimo lugar no ranking em educação formal? Certamente, percebemos que a educação brasileira é um grande Titanic, enquanto a qualidade da educação formal se afunda, a orquestra continua a tocar, sem perceber o caos que a mesma está se passando. Que orquestra é essa? Diga-se de passagem, não é uma única orquestra e, sim várias, e entre elas podemos citar:        pelo Poder Público (Legisladores) que elaboram as Legislações Educacionais, com políticas públicas, que mesmo diante do fiasco educacional não interrompe o show, determinando uma solidez irreversível. Como dizia Karl Marx (1818-1883): “Tudo que sólido se desmancha no ar”, a bem da verdade, essa inflexibilidade está quebrando o Currículo nas escolas brasileiras, mudando a estrutura e, juntamente a qualidade. Porquanto, não podemos responsabilizar somente a Orquestra maior (Governo), existem outras, que também não quer parar a sua entonação, essa é a sociedade, que não reconhece o poder em suas mãos, preferindo omitir e acreditar nos índices fictícios formulados pelos integrantes da primeira Orquestra, fechando os olhos para o caos na educação formal, importando somente com a aprovação automática dos seus filhos. Considerações finais: O Titanic foi um navio, cujos idealizadores acreditavam que nunca iria afundar, mas afundou e, consigo a orquestra que não teve nem se quer coragem de agir, preferindo afundar com o navio. O mesmo está acontecendo com a educação pública em nosso país e, infelizmente, está se afogando, em outras palavras, os índices nacionais e internacionais mostram a desqualificação dessa instituição, se não bastasse, estamos deparando com uma maioria de jovens inserida no mercado de trabalho que faz parte desse descaso para com a educação em nosso país. Como os engenheiros do Titanic, que acreditavam que o navio era eterno, o mesmo acontece com uma parcela dos brasileiros, que não quer conceber a péssima qualidade educacional, e deixam afundar, entretanto, mal sabem eles que a população está indo junto. Reflexão: Até quando vamos ficar tocando a orquestra e observar as escolas públicas em nosso país se afundar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário