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sábado, 1 de dezembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: ALUNOS OU VÂNDALOS?

MATÉRIA: Alunos quebram hidrante e interrompem aulas em escola estadual de Guarulhos. VEJA A MATÉRIA AQUI, DEPOIS, ANALISE  O ARTIGO E EXPRESSE A SUA OPINIÃO. http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/28/alunos-quebram-hidrante-e-interrompem-aulas-em-escola-estadual-de-guarulhos.htm
 
ALUNOS OU VÂNDALOS?


“Alunos quebram hidrante e interrompem aulas em escola estadual de Guarulhos”. A matéria foi circulada na UOL, no dia 28/11/2012, o fato ocorreu em uma escola estadual no município de Guarulhos, grande São Paulo. A princípio, parecia um incidente normal, ou seja, alguém poderia esbarrar e quebrá-lo, mas não, foi de propósito, alguém o quebrou. Teria sido professores, gestores, funcionários da limpeza ou secretários? Provavelmente não, certamente são alunos, isso é: será que um indivíduo desses pode ser chamado de aluno? Como resultado, as imagens eram nítidas, enquanto a água jorrava, e ninguém teve a coragem ou a intenção de ajudar parar o vazamento, salvo um ou outro que tentava, porém logo desistia, pois o que se via ao vivo e a cores eram alunos jogando tambores de lixo e cadeira, fora a algazarra. Que geração é essa que destrói o Patrimônio Público? E mais, qual a punição para esses vândalos? Possivelmente, alguns especialistas em educação, os governantes, e outros que só conhecem as escolas dos filhos pelas telinhas da televisão, irão falar que esse é um fato isolado. Na verdade, seriam fatos isolados imagens com alunos interessados, educados e escolas de qualidade, sobretudo, as unidades públicas. E mais, fatos isolados são alunos cuidando do Patrimônio Público, estando ali com o propósito de estudar, cuidar daquilo que sai do pagamento de impostos dos seus pais, a escola. Quando deparamos com cenas assim, crianças e adolescentes destruindo as coisas sem limites, indagamos: não está na hora de analisar a Legislação que ampara essas crianças e adolescentes, primordialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente? Essa lei não está sendo permissiva demais, institucionalizando o vandalismo quando prega somente direito? E a escola, como fica perante a esse público que está adentrando a escola para destruir, ao invés de construir o saber, o conhecimento, a ética, a convivência humana e o respeito? Quem vive a realidade dentro de uma instituição educativa, principalmente aquelas controladas pelo poder público sabem muito bem do que estou falando. Até quando compensa uma universalização das matrículas comprometendo a qualidade? Dentre toda essa barbárie, o que mais nos chama a atenção, é que não saiu ainda na “telinha” da Rede Globo a matéria, mostrando esses delinquentes quebrando a escola. E quantos Blogs noticiaram essa destruição? Será matéria do Fantástico no domingo nobre? Por que quando um professor se defende para não ser fisicamente agredido por alunos ou algum estudante filma a escola destruída, o sensacionalismo global faz aquele estardalhaço. Considerações finais: Não é aqui pretensão incitar a vingança e transformar uma instituição milenar em um campo de batalha, é sim mostrar os dois lados da história para almejar medidas concretas. Por outro lado, em uma pesquisa sobre educação, o Brasil ficou em penúltimo lugar entre os concorrentes, será que ninguém ainda conseguir fazer uma articulação com o contexto escolar que estamos vivendo hoje? Acorda Brasil!

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