Desde os primórdios da humanidade a escola e a sociedade são duas
instituições que caminham lado a lado, ora se complementando ora se estranhando.
Diga-se de passagem, a escola surgiu entre os gregos, quando os mesmos queriam
ensinar aos jovens a cultura helenística e o humanismo, algo primordial para
viver em sociedade. Contudo, a escola tal qual conhecemos hoje é obra da
Burguesia que detinha o poder econômico e almejava o político. A priori, esse
projeto burguês de escola laica, gratuita e para todos, tinha como principal
motivo fornecer mão de obra para as suas Indústrias, sendo assim a escola
influenciava na sociedade e vice-versa, que aceitava a sua linha de pensamento.
No Brasil a escola pública, gratuita e laica, não teve o aval da Burguesia,
visto que em nosso país a industrialização aconteceu um pouco tardia. Grosso
modo, a ausência da burguesia como condutora do processo educacional, abriu as
portas para o Estado administrar a escola pública. A título de ilustração, a
escola brasileira, diferente daquilo que muitos pensam é um projeto do Estado,
que concebeu nessa instituição um aparelho para proliferar a ideologia do Estado
na população. Partindo dessa linha de raciocínio, a escola pública hoje atende
aos anseios da ideologia do Estado, e, não da população. Nessa conjuntura
podemos indagar: A escola tem o poder de influenciar na sociedade ou a sociedade
é que está influenciando na escola, almejando uma educação de qualidade? É uma
indagação extremamente importante, sobretudo, ao se observar no contexto escolar
da contemporaneidade brasileira, um caos. Contudo, como em nosso país a escola
pública gratuita não foi um projeto de baixo para cima com a participação da
sociedade e, sim do Estado opressor, fica difícil os cidadãos almejarem ou lutar
por uma escola digna e de qualidade, ou seja, as massas revolucionárias acabaram
absorvendo a ideologia alienante e, com as políticas assistencialistas acabam
acreditando que essa unidade educacional transborda qualidade e que poderá
consertar a sociedade. Considerações finais: Atitudes assim contribuem para
sucatear a escola, pois as massas não têm interesses nas escolas e acabam
influenciando no contexto escolar. A bem
da verdade, as problemáticas educacionais de hoje, são reflexos da ausência das
massas na elaboração de um projeto educacional que atenda a ela própria. Escola
pública, gratuita em nosso país é uma obra das políticas ideológicas do Estado,
percebendo nessa uma máquina de produzir o comodismo e a alienação, para sempre
existir dominantes e dominados. Acorda Brasil!
Enquete: A escola funciona como aparelho ideológico do Estado no Brasil atual? Justifique.
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