MARKETING

MARKETING
ESPAÇO PARA ANÚNCIO ON-LINE

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO

MATERIAL PARA CONCURSO PÚBLICO
Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CLIC NA IMAGEM E ACESSE O CURRÍCULO DE 2013

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.

VÍDEOS EDUCATIVOS, PEDAGÓGICOS E DIVERTIDOS.
Clic na imagem acima e assista aos vídeos.

PROFESSORES QUE TAL NOS UNIRMOS

Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: ESCOLA E SOCIEDADE

 
Desde os primórdios da humanidade a escola e a sociedade são duas instituições que caminham lado a lado, ora se complementando ora se estranhando. Diga-se de passagem, a escola surgiu entre os gregos, quando os mesmos queriam ensinar aos jovens a cultura helenística e o humanismo, algo primordial para viver em sociedade. Contudo, a escola tal qual conhecemos hoje é obra da Burguesia que detinha o poder econômico e almejava o político. A priori, esse projeto burguês de escola laica, gratuita e para todos, tinha como principal motivo fornecer mão de obra para as suas Indústrias, sendo assim a escola influenciava na sociedade e vice-versa, que aceitava a sua linha de pensamento. No Brasil a escola pública, gratuita e laica, não teve o aval da Burguesia, visto que em nosso país a industrialização aconteceu um pouco tardia. Grosso modo, a ausência da burguesia como condutora do processo educacional, abriu as portas para o Estado administrar a escola pública. A título de ilustração, a escola brasileira, diferente daquilo que muitos pensam é um projeto do Estado, que concebeu nessa instituição um aparelho para proliferar a ideologia do Estado na população. Partindo dessa linha de raciocínio, a escola pública hoje atende aos anseios da ideologia do Estado, e, não da população. Nessa conjuntura podemos indagar: A escola tem o poder de influenciar na sociedade ou a sociedade é que está influenciando na escola, almejando uma educação de qualidade? É uma indagação extremamente importante, sobretudo, ao se observar no contexto escolar da contemporaneidade brasileira, um caos. Contudo, como em nosso país a escola pública gratuita não foi um projeto de baixo para cima com a participação da sociedade e, sim do Estado opressor, fica difícil os cidadãos almejarem ou lutar por uma escola digna e de qualidade, ou seja, as massas revolucionárias acabaram absorvendo a ideologia alienante e, com as políticas assistencialistas acabam acreditando que essa unidade educacional transborda qualidade e que poderá consertar a sociedade. Considerações finais: Atitudes assim contribuem para sucatear a escola, pois as massas não têm interesses nas escolas e acabam influenciando no contexto escolar. A bem da verdade, as problemáticas educacionais de hoje, são reflexos da ausência das massas na elaboração de um projeto educacional que atenda a ela própria. Escola pública, gratuita em nosso país é uma obra das políticas ideológicas do Estado, percebendo nessa uma máquina de produzir o comodismo e a alienação, para sempre existir dominantes e dominados. Acorda Brasil!
 
Enquete: A escola funciona como aparelho ideológico do Estado no Brasil atual? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário