Analisando o descaso pela educação formal em nosso país por boa parte da
sociedade, e, também por alguns governantes, sobretudo a pública, cabe um
questionamento: existe uma relação entre a desvalorização da educação formal e o
sistema Capitalista? Uma indagação um tanto complexa de responder, porém, é
viável fazer uma reflexão filosófica a respeito. Quais as características do
Capitalismo? A priori, os bens de produção estão nas mãos da iniciativa privada,
além de, incentivar a concorrência e o lucro, de preferência rápido, ou seja,
para ser útil tem que ser aqui e agora. Por outro lado, uma das características
do sistema não enquadra todos ganhando ao mesmo tempo, sendo assim, uma minoria
lucra e a maioria perde, e mais, essa fatia maior é que subsidia a parcela
menor. Analisando a afirmação acima, pode-se conceber a desvalorização pela
maioria da sociedade, em especial a brasileira, quando está em questão a
educação formal, principalmente a pública em nosso país. A título de ilustração,
boa parte da sociedade brasileira está inserida na periferia do Capitalismo,
quando a renda não é distribuída equitativamente, entretanto muitos não concebem
a importância da educação formal, a percepção que a sociedade tem em relação a
escola, é de que essa não gera lucro rápido e que os estudos não serão úteis em
curto prazo, proliferando o descaso. Diga-se de passagem, a sociedade
brasileira, atualmente, é utilitarista, isto é, o importante é o que eu vou
ganhar, o quanto, e como, de preferência o mais rápido possível, e sem esforço.
Partindo desse pressuposto, as pessoas que estão sentadas nas carteiras
escolares concebem as escolas como algo desnecessário, pois, o retorno é lento e
gradual, às vezes poderá ser hoje, outras demora uma década, isso acontece para
aqueles que foram contaminados pelo sistema capitalista, que materializou tudo e
a todos, até a forma de pensar da maioria dos indivíduos. Considerações finais:
Na verdade, só reverteremos esse quadro de descaso para com a educação formal,
ao mudarmos a nossa concepção e a de alguns governantes, em que os investimentos
em educação são gastos, em vez de vencimentos. Reflexão: No sistema Capitalista,
materializante que procura passar a sensação de concretude, faz com que o nosso
pensamento seja reducionista, mudando as nossas ideias. Contudo, tudo que é
material (sólido) se desmancha no ar como afirmava Karl Marx, Filósofo alemão, e
o tempo encarregará disso. Agora, o conhecimento, nem o tempo se encarregará de
destruir, se fosse assim, não ouviríamos falar de Issac Newton, Galileu Galilei,
Albert Einstein, entre tantos que se foram, mais o seu legado permanece vivo e
na atemporalidade.
Este é o espaço para você tecer algumas considerações, buscar informações sobre a categoria, publicar as nossas felicidades e conviver com os desafios, de ser professor na contemporaneidade, que afinal são muitos. Qual o valor do professor em uma sociedade utilitarista, consumista e desacreditada? São essas inquietações que iremos refletir e debater neste espaço, que afinal também é seu, professor.
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