Qual o papel da escola na sociedade? Acredito que essa não é uma pergunta
somente deste escritor, visto na mídia o barril de pólvora em que essa
instituição se transformou, nas últimas décadas. A título de ilustração, muitos
teóricos educacionais tentaram escrever e, ainda escrevem sobre as escolas
ideais, com o intuito de trazer referenciais e levar a paz para esse lugar que
jamais deveria conhecer a rebeldia, a ignorância, o desrespeito e tantas mazelas
que adentraram essa unidade sem pular os muros, e, sim pelo portão da frente,
vindo de uma sociedade caótica. Muitos deverão estar perguntando, pelo portão da
frente? Isso mesmo, a escola fazendo parte da comunidade em seu entorno não tem
como ficar imune aos acontecimentos positivos ou negativos, pena que são mais
negativos do que positivos. Partindo desse pressuposto, a escola sozinha está
absorvendo todas as mazelas que a sociedade produziu e continua produzindo.
Sendo assim, cabe uma pergunta: essa instituição sozinha aguentará todo esse
impacto? A priori, são inquietações que
se soubéssemos as respostas já teríamos resolvidos os problemas da educação
formal em nosso país, sobretudo, da escola pública. Contudo, diante da
conjuntura nacional, cabem as reflexões: a escola como instituição formadora do
conhecimento e da opinião, transformará a sociedade, ou será a sociedade que
mudará a escola? Devido à complexidade da pergunta, evoco um enigma bastante
antigo: “quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha”? Ninguém sabe como e, também é
cedo para algumas considerações sobre o papel da escola da sociedade.
Entretanto, é unanime, a escola está passando por um momento turbulento e, com
certeza são reflexos da sociedade, agora como a escola vai superar essa questão
é uma incógnita. Contudo, podemos trabalhar com hipótese e conjecturas: se as
crianças recebessem mais limites em suas casas, e os responsáveis fizessem a sua
parte como tutor, acompanhando as ações internas e externas a escola, não
amenizariam os problemas no interior da unidade escola? Considerações finais: Se
quisermos reverter o quadro degradante das instituições educativas em nosso
país, precisamos quebrar paradigmas educacionais arcaicos, como aquele que a escola está preparada para tudo e num passe
de mágica resolverá todos os problemas da sociedade, além do mais, delegar
responsabilidades dos alunos para outras instituições, principalmente, para
governos e famílias. Que seja dito à exaustão, a escola é lugar da informação,
formação, Ciência transformada em aprendizagem e conhecimento, e não um depósito
de seres humanos que acreditam que podem fazer tudo, sem limites e sem respeito
para com todos. Reflexão: mudanças na educação, só com ações concretas e
participação de todos? Acorda Brasil!
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