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terça-feira, 13 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: EDUCAÇÃO: UM PONTO DE MUTAÇÃO.


 
O tema deste artigo foi pensado, a partir do momento, que deparei com uma notícia bombástica na mídia jornalística e eletrônica, expressando as seguintes palavras: “Menos de um terço lê e interpreta adequadamente”. Diga-se de passagem, os dados, foram divulgados no portal QEdu, pesquisa elaborada pela Fundação Lemann e a Stardup Meritt Informação Educacional, fundamentado na Prova Brasil de 2011. A população da RMC (Região Metropolitana de Campinas), no ensino fundamental é de aproximadamente 32 mil crianças, entretanto, desse número, somente 32% estão aptos nas Competências e Habilidades leitoras e escritoras, exigências da Proposta Curricular do Estado de São Paulo implantado em 2008. São inquestionáveis esses dados, sobretudo, ao se observar que todos estão dentro das salas de aula, através da universalização, programas de inclusão dos governantes implantado na década de 90. Contudo, antes de prosseguir tecendo considerações sobre o fato, que é extremamente importante, alguns já devem estar indagando: Qual a relação entre a educação formal e o “Ponto de Mutação”? A priori, a intenção aqui foi articular as questões ambientais com a educação pública em nosso país, ou seja, degradação ambiental e escolas, principalmente, as públicas estão caminhando para o mesmo abismo. Portanto, busquei embasamento teórico no livro e filme “O Ponto de Mutação”, de Fritjoj Capra. Grosso modo, a temática desse autor está relacionada ao que os seres humanos fizeram com o planeta e continuam fazendo. Por consequência, o autor trabalha com duas linhas de pensamento: Não tem como arrumar as atrocidades que fizeram com o planeta e o Ponto de Mutação chegou, ou mudamos ou mudamos, caso queiramos um planeta para as próximas gerações. Fazendo uma analogia com a educação formal em nosso país, estamos colhendo as políticas educacionais mal sucedidas implantadas desde a década de 90, tais como a Progressão Continuada, quando ocorreu uma interpretação equivocada ao transformá-la em uma aprovação automática. Com isso, muitos estudantes não adquirem conhecimentos sólidos, trazendo resultados péssimos nas avaliações externas, como a Prova Brasil, que trouxe subsídios para deixar quase 60% dos alunos do ensino fundamental em nível deplorável. A princípio, o Ponto de Mutação é agora, ou fazemos algo, ou estaremos fadados ao retrocesso como está acontecendo com o meio ambiente. Considerações finais: Sabe quanto custa 60% de alunos com uma formação precária saindo do Ensino Fundamental? Com certeza influenciarão no Ensino Médio e subsequente nos cursos superiores, colocando no mercado de trabalho profissionais comprometedores. Agora, lhes faço uma indagação: como está a qualidade da maioria dos enfermeiros, médicos, advogados, professores, engenheiros que estão saindo das academias? Reflexão: Estamos cansados de exposição de dados negativos sobre a educação, essa tragédia anunciada, já foi cogitada por muitos professores. Não está na hora de deixar de idealismo para com a educação e partir para a realidade com medidas concretas? Chega de dados, necessitamos com urgência de soluções. Acorda Brasil!

Um comentário:

  1. Muito bom artigo Alberto, só o esclarecimento nos proporciona a compreensão deste tema tão complexo com a educação.

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