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Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

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sábado, 24 de novembro de 2012

CURRÍCULO E O USO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS NA CONTEMPORANEIDADE.


Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula? Resolvi tecer algumas considerações sobre a temática, algo que na atualidade incomoda muitos profissionais das instituições educativas. Diante do contexto atual na sociedade e nas escolas é possível juntar tecnologias, Currículo e uma aprendizagem qualitativa? A princípio, é preciso aprofundar na concepção de Currículo e a sua complexidade na Contemporaneidade frente a mudanças estruturais na sociedade, influenciando nas unidades educativas. Dessa forma, evoca-se Vasconcellos, (2010, p. 133) sobre o conceito de Currículo: “Refere-se tanto à proposta feita pela instituição, quanto ao caminho, ao trajeto que o discente percorre no período de sua formação escolar”. Seguindo o raciocínio de Vasconcellos, Currículo são todas as ações ocultas ou não realizadas no interior das escolas e fora dela. Certamente um currículo voltado para o mundo digital é aquele que articulará o mundo extraescolar com o interescolar, primordialmente quando se almeja uma educação de qualidade, ou melhor, absorvendo as informações acumuladas nos alunos e transformando-as em conhecimentos com o uso das tecnologias disponíveis na escola, tarefa nada fácil, quando se tem uma escola com estrutura inflexível. Buscar um Currículo agregado à cultura local, não necessariamente significa o abandono dos conteúdos, pelo contrário, esses funcionarão como alicerces na utilização das tecnologias como ferramentas pedagógicas, subsidiando na prática docente através das pesquisas, jogos, hipermídias, hipertextos, entre outras ferramentas disponíveis na Web, entretanto, jamais deixar de lado o Patrimônio Histórico da Humanidade, ou seja, o Currículo não se desenvolve sem conteúdo e, conteúdo não sobrevive no contexto escolar, sem o Currículo. Sendo assim, quando se pensa em Currículo propriamente dito nas unidades escolares, antes de tecer as considerações cabíveis, se necessita uma abordagem da temática do ponto de vista dialético.

Por consequência disso, o caminho que o aluno perpassa até chegar à unidade educativa é de fundamental importância, no momento da elaboração da Proposta Pedagógica. Diga-se de passagem, essa denominação chama-se reflexão filosófica, outrossim, ter uma visão holística da situação, observando na Cultura da qual o indivíduo faz parte um elemento em potencial que deve ser aproveitada nas unidades educativas, e mais, fundi-las com os conteúdos da diversas Áreas do conhecimento, pois é inimaginável pensar no Currículo escolar separado e fragmentado em relação a comunidade nas mediações da escola, sobretudo, do mundo digital e as transformações tecnológicas e sociais que estão em uma estágio de desenvolvimento vertiginoso.

Referências bibliográficas:

 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos.Coordenação do trabalho pedagógico:do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Editora Libertad. 2010, 53.

______________________________. Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo. 3ª Edição. São Paulo: Editora Libertad. 2010.

 

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