Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de
computadores e Internet nas atividades de sala de aula? Resolvi tecer algumas considerações sobre a temática, algo que na
atualidade incomoda muitos profissionais das instituições educativas. Diante do
contexto atual na sociedade e nas escolas é possível juntar tecnologias, Currículo e uma aprendizagem qualitativa? A
princípio, é preciso aprofundar na concepção de Currículo e a sua complexidade
na Contemporaneidade frente a mudanças estruturais na sociedade, influenciando
nas unidades educativas. Dessa forma, evoca-se Vasconcellos, (2010, p. 133)
sobre o conceito de Currículo: “Refere-se tanto à proposta feita pela
instituição, quanto ao caminho, ao trajeto que o discente percorre no período de sua formação escolar”. Seguindo o raciocínio
de Vasconcellos, Currículo são todas as ações ocultas ou não realizadas no
interior das escolas e fora dela. Certamente um currículo voltado para o mundo
digital é aquele que articulará o mundo extraescolar com o interescolar,
primordialmente quando se almeja uma educação de qualidade, ou melhor,
absorvendo as informações acumuladas nos alunos e transformando-as em
conhecimentos com o uso das tecnologias disponíveis na escola, tarefa nada
fácil, quando se tem uma escola com estrutura inflexível. Buscar um Currículo
agregado à cultura local, não necessariamente significa o abandono dos
conteúdos, pelo contrário, esses funcionarão como alicerces na utilização das
tecnologias como ferramentas pedagógicas, subsidiando na prática docente
através das pesquisas, jogos, hipermídias, hipertextos, entre outras
ferramentas disponíveis na Web, entretanto, jamais deixar de lado o Patrimônio Histórico da Humanidade, ou
seja, o Currículo não se desenvolve sem conteúdo e, conteúdo não sobrevive no
contexto escolar, sem o Currículo. Sendo assim, quando se pensa em Currículo
propriamente dito nas unidades escolares, antes de tecer as considerações
cabíveis, se necessita uma abordagem da temática do ponto de vista dialético.
Por consequência disso, o caminho que o aluno perpassa até chegar à
unidade educativa é de fundamental importância, no momento da elaboração da
Proposta Pedagógica. Diga-se de passagem, essa denominação chama-se reflexão
filosófica, outrossim, ter uma visão holística da situação, observando na
Cultura da qual o indivíduo faz parte um elemento em potencial que deve ser
aproveitada nas unidades educativas, e mais, fundi-las com os conteúdos da
diversas Áreas do conhecimento, pois é inimaginável pensar no Currículo escolar
separado e fragmentado em relação a comunidade nas mediações da escola,
sobretudo, do mundo digital e as transformações tecnológicas e sociais que
estão em uma estágio de desenvolvimento vertiginoso.
Referências bibliográficas:
VASCONCELLOS, Celso dos Santos.Coordenação do trabalho pedagógico:do projeto político-pedagógico
ao cotidiano da sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Editora Libertad. 2010, 53.
______________________________. Currículo: A Atividade Humana como
Princípio Educativo. 3ª Edição. São Paulo: Editora Libertad. 2010.
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