E aí pessoal, o mote agora é a inserção das tecnologias de
informação no Currículo escolar como protagonista em uma educação de qualidade.
Aproveitando a temática que está fazendo parte da pauta de vários cursos,
resolvi tecer algumas considerações, problematizando um podcast de Léa
Fagundes, matéria do curso Proinfo-MEC. Participe, de a sua opinião ela é muita
importante para construir um pensamento qualitativo sobre o Currículo escolar.
Ao analisar o podcasts de Léa Fagundes, percebe-se a
complexidade do contexto escolar e a inserção das tecnologias no Currículo. Parafraseando
a autora, não é inserir as novas tecnologias no Currículo escolar, e sim
adaptar o contexto escolar, a cultura digital. Em outras palavras, a simples
colocação de recursos tecnológicos dentro das unidades escolares, não produzirá
conhecimento, além do mais, trabalhar com as novas tecnologias não significa
abandonar o Patrimônio Histórico da Humanidade, acumulado ao longo do tempo,
pelo contrário, as tecnologias devem estar a serviço dos conteúdos, e, é
inimaginável conceber um Currículo sem informações, que, diga-se de passagem,
começa na escola e ultrapassa os muros dela, adentrando na sociedade e na era
digital. A priori, a simples colocação de computadores, Internet e outros
recursos digitais na escola sem agregá-las ao Currículo, provavelmente servirão
como marketing. Por conseguinte, podemos elencar as contribuições de Vygotsky, (2010, p. 15) que percebe os seres humanos como indivíduo teórico histórico-cultural.
Podemos buscar nessa linha de raciocínio, explicação para as transformações tecnológicas
que estão ocorrendo na sociedade e adentrando nas escolas. Quando Léa Fagundes
explana a importância de integrar o Currículo escolar a cultura digital, isso
significa que só existirá a construção do conhecimento com as tecnologias, quando
dentro das unidades educativas conceberem a interação entre o Currículo
(teoria/prática), e a Cultura, (histórico/social) como elementos norteadores no
processo de aprendizagem dos alunos.
Referências:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85175/conteudo/index.html
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