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Fonte original: http://www.apeoesp.org.br/

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domingo, 25 de novembro de 2012

O PROFESSOR ESTÁ PRONTO PARA INSERIR NA SUA PRÁTICA DOCENTE A CULTURA DIGITAL?

 E aí pessoal, o mote agora é a inserção das tecnologias de informação no Currículo escolar como protagonista em uma educação de qualidade. Aproveitando a temática que está fazendo parte da pauta de vários cursos, resolvi tecer algumas considerações, problematizando um podcast de Léa Fagundes, matéria do curso Proinfo-MEC. Participe, de a sua opinião ela é muita importante para construir um pensamento qualitativo sobre o Currículo escolar.

Ao analisar o podcasts de Léa Fagundes, percebe-se a complexidade do contexto escolar e a inserção das tecnologias no Currículo. Parafraseando a autora, não é inserir as novas tecnologias no Currículo escolar, e sim adaptar o contexto escolar, a cultura digital. Em outras palavras, a simples colocação de recursos tecnológicos dentro das unidades escolares, não produzirá conhecimento, além do mais, trabalhar com as novas tecnologias não significa abandonar o Patrimônio Histórico da Humanidade, acumulado ao longo do tempo, pelo contrário, as tecnologias devem estar a serviço dos conteúdos, e, é inimaginável conceber um Currículo sem informações, que, diga-se de passagem, começa na escola e ultrapassa os muros dela, adentrando na sociedade e na era digital. A priori, a simples colocação de computadores, Internet e outros recursos digitais na escola sem agregá-las ao Currículo, provavelmente servirão como marketing. Por conseguinte, podemos elencar as contribuições de Vygotsky, (2010, p. 15) que percebe os seres humanos como indivíduo teórico histórico-cultural. Podemos buscar nessa linha de raciocínio, explicação para as transformações tecnológicas que estão ocorrendo na sociedade e adentrando nas escolas. Quando Léa Fagundes explana a importância de integrar o Currículo escolar a cultura digital, isso significa que só existirá a construção do conhecimento com as tecnologias, quando dentro das unidades educativas conceberem a interação entre o Currículo (teoria/prática), e a Cultura, (histórico/social) como elementos norteadores no processo de aprendizagem dos alunos.

Referências:

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85175/conteudo/index.html



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