Fonte da imagem:http://educacadoresemluta.blogspot.com.br/2011/08/salas-de-aulas-superlotadas-sao-regra.html
Este é o espaço para você tecer algumas considerações, buscar informações sobre a categoria, publicar as nossas felicidades e conviver com os desafios, de ser professor na contemporaneidade, que afinal são muitos. Qual o valor do professor em uma sociedade utilitarista, consumista e desacreditada? São essas inquietações que iremos refletir e debater neste espaço, que afinal também é seu, professor.
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quinta-feira, 15 de novembro de 2012
EDUCAÇÃO: QUANTIDADE X QUALIDADE.
Não é de hoje que o
debate sobre a qualidade da educação formal brasileira é tema de discussão
entre professores e especialistas. De acordo com as partes, o problema do baixo
rendimento dos alunos está relacionado com a quantidade de alunos por sala, ou
seja, classes abarrotadas, rendimentos comprometidos. Como resultado, com um
público menor, existe a possibilidade de um atendimento e acompanhamento
individual por parte dos professores em relação aos alunos. Por conseguinte,
diminuir o número de estudantes por professor na sala, irá de encontro com as
políticas públicas educacionais, que preza por uma educação de qualidade,
porém, não dão subsídios para que a mesma aconteça. Grosso modo, quanto menos alunos
nas salas existem a probabilidade, de um diagnóstico da turma e tecer as
intervenções necessárias, além de, elencar uma recuperação contínua, analisando
e recomeçando, quando alguns alunos não estão acompanhando o conteúdo. Isso já
é uma das exigências dos docentes ha uma década, quando implantaram a
Progressão Continuada (1997), porque somente agora voltam a tocar no assunto? As
políticas educacionais em nosso país são inflexíveis e sólidas. Partindo desse
pressuposto as mudanças são improváveis. Contudo, já dizia Karl Marx
(1818-1883): “Tudo que é sólido se desmancha no ar”. A priori, é isso que está
acontecendo com a educação formal em nosso país, se desmanchando quando está em
questão a qualidade. Considerações finais: Na educação formal se almejamos
qualidade é de extrema importância refletimos sobre a quantidade e qualidade.
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